Morro do Castelo Branco




Esta foto é do Morro de Castelo Branco, Reserva Natural inserida na Rede Natura 2000. É um dos 6 Geosítios mais importantes do Faial e pertence ao Geoparque Açores.
O Morro é um dolmo resultante de uma erupção vulcânica que ocorreu aproximadamente à cerca de 30.000 anos, pertencente ao Complexo Vulcânico dos Cedros e tem 149 metros de altura.
Com o passar dos anos, o Morro sofreu alterações devido à ação erosiva do mar, perdendo a sua "forma original", estando agora ligado à terra por um estreito istmo formando uma península  pronunciada, com arribas verticais.
Pensa-se que devido à erosão do mar, essa ligação poderá desaparecer dando origem a um ilhéu, mas isto será um processo moroso devido à composição das rochas ser muito dura (rochas traquíticas).
A cor dessas rochas e o facto do Morro ser parecido com um castelo (no descobrimento da ilha), deu origem  ao nome da freguesia "Castelo Branco".
Antes dos anos 80, altura em que o Morro passou a ser propriedade do governo, o morro pertencia a um proprietário, e este usava-o para semear diversos produtos hortícolas. Desde a época do descobrimento da ilha que nesse morro se cultivava, e nessa altura usavam-no para o cultivo de trigo, centeio e cevada, junça e tembém abóboras (como referido no livro "História da Ilha do Faial - das Origens a 1933).
Atualmente o Morro é uma das mais importantes zonas de nidificação de aves marinhas, sendo algumas o Cagarro, o Garajau-Comum e o Frulho.

Fonte da imagem: Laura Ribeiro
Fonte do texto: Laura Ribeiro


Laura Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário