Quinta das Raiadas



Quinta das Raiadas nos Ginetes, em São Miguel, local onde poderão ter o prazer de ter uma visita guiada pelo senhor Salomão e pelo Diogo.

É uma quinta que realmente vale a pena visitar, isto pelo facto de ser um local de acolhimento, com experiencias únicas e reais, reviver os nossos antepassados, viajando por ele, mesmo que seja por um curto espaço de tempo.
Esta viagem demonstra como ordenar uma vaca, andar e passear a cavalo entre a beleza natural da nossa ilha, visitar o canto das profissões e sentir a sensação de praticar algumas destas.


Durante a visita, poderão ver a sala das cestas de vimes, estas que eram usadas como medidor e transporte de vegetais e frutas, a sala do ferreiro, a arte de colocar a ferradura nos cavalos e de fazer facas, a desfolha do milho para a farinha, e as três carroças de passeio, uma delas já muito antiga mas ainda em funcionamento. Outro ponto que poderão visitar é a sua quinta, onde se observa plantações de diversos vegetais e frutos da época do ano em que estamos, é uma quinta usada, para plantio próprio e até mesmo para o próprio cliente que lá passa, cultivar pelo prazer de aprender novos costumes e tradições. Neste local pode-se ainda encontrar alguns animais como galinhas, patos e cabras.



É realmente uma Quinta antiga onde se aprende todos os costumes antigos desta freguesia. De seguida passa-se então para o último ponto, a casa da massa, é assim chamado porque é nesta casa que o cliente tem a oportunidade de aprender amassar o pão desde o primeiro ao último ingrediente, foi feita uma demonstração de como se corta o tabaco e quem sabe para quem fuma poderá experimentar fumar um cigarro à antiga, com tabaco caseiro enrolado em folha de milho e degustar os produtos usados neste local.




As pessoas que aqui trabalham são muito simpáticas e acolhedoras, são “gente da nossa terra”, como se costuma dizer, é uma ótima maneira de cativar a atenção dos clientes. É sem dúvida um lugar para passar e mais tarde recordar.



Mónica Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário