Dia 25 de Abril – Dia da Liberdade


O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de Abril.

A data celebra a revolta dos militares que a 25 de Abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933.

-/-


Para celebrar os 40 anos do 25 de abril, quatro jovens que representam a nova geração de criadores de arte urbana foram escolhidos pelo artista plástico Vhils para criar um mural de homenagem ao 25 de abril.  

Miguel Januário (kiss my walls), Frederico Draw, Gonçalo Ribeiro (MAR) e Diogo Machado (Add Fuel) foram escolhidos pelo artista plástico Vhils, co-fundador da plataforma artística portuguesa Underdogs, para criar um mural de homenagem ao 25 de abril, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH).

Frederico Draw é também do Porto, onde é mais difícil pintar nas ruas legalmente. O seu foco é o retrato do capitão de abril Salgueiro Maia, a partir da icónica imagem do fotojornalista Alfredo Cunha. Gonçalo Ribeiro fez as mãos do povo que sustentam Salgueiro Maia. Nos punhos inscreveu as palavras de ordem da revolução.

A ideia de pintar um mural partiu do Instituto de História Contemporânea da FCSH, que fez questão de não ver previamente o projeto. Nesta intervenção, para celebrar os 40 anos do 25 de abril, repensa-se o passado, marca-se o presente e pergunta-se pelo futuro.


Fontes texto:

Fonte imagem:

Sem comentários:

Enviar um comentário