Os famosos Bolos Lêvedos das furnas


Uma boa prova para quem passa nas Furnas, ilha de São Miguel, é comprar um dos famosos bolos lêvedos, uma delicia para quem os experimenta, bolo de deixar água na boca.

Para quem quiser experimentar fazer em casa aqui vai a receita.

Ingredientes: 
1 kg de farinha de trigo;
250 g de açúcar;
250 g de manteiga;
20 g de fermento de padeiro;
leite

            Confecção: 

             Peneira-se a farinha com o açúcar para um alguidar, faz-se uma cova no meio e deita-se aí o fermento dissolvido num pouco de leite morno. Mistura-se e junta-se a manteiga derretida. Em seguida amassa-se até se obter um preparado com a consistência da massa de pão.

            Deixa-se levedar a massa até de madrugada. Tendem-se então os bolos do tamanho de uma laranja com bocados desta massa, não os enrolando, mas moldando-os virando as beiras para dentro. Põem-se sobre toalhas enfarinhadas, ficando o remate virado para baixo.      
 
   Tapam-se e deixam-se levedar novamente, durante cerca de 4 horas. Toma-se cada bola de sua vez e estende-se com as mãos de modo a ficarem como um disco.

          Polvilha-se ligeiramente a sertã com farinha e deixa-se cozer de um lado e do outro, reduzindo o calor a meio da cozedura.

        Estes bolos podem acompanhar toda a refeição, servir-se ao pequeno almoço e à merenda com manteiga e queijo fresco ou doce.

Aproveite a receita e experimente.



Mónica Martins




Sem comentários:

Enviar um comentário