Roteiro dos Murais na Madalena, Pico

Novo Roteiro na Ilha do Pico!



Roteiro dos Murais

"A associação MiratecArts, no âmbito das últimas duas edições do festival Azores Fringe, realizou 8 pinturas de murais nas ruas do centro da vila da Madalena. De várias temáticas e estilos, artistas realizaram suas ideias e expressões artísticasem arte pública, em que todos tem acesso, e assim a associação criou o roteiro, fácilmente executado numa caminhada de uma hora.

As últimas adições foram a fachada da Adega Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico onde o picoense Djervy realizou 5 painéis de arte alusiva à vitivinicultura, assim como também a artista uruguaia Rocio Matosas que levou este tema em frente para realizar "Baco" nas paredes exteriores do Estádio Municipal. O facto que a Paisagem da Vinha da Ilha do Pico está celebrando 10 anos de Património Mundial  tem influenciado a arte e eventos da ilha montanha deste ano.

Djervy já tinha realizado uma grande obra em 2013 no Parque de Campismo assim como o luso-francês Carlos Farinha que também tem duas obras no roteiro dos murais da Madalena no local do Jardim dos Maroiços. Luis Brum (Terceira) adiciona as suas duas obras, a mais recente sendo a fachada do Museu de Cachalotes e Lulas. O trabalho realizado por Inês Ribeiro (Leiria, Portugal), com participantes com deficiências do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia, homenagiando os barcos de outros tempos, também faz parte do roteiro.

Assim, o roteiro dos murais incentiva uma caminhada pela Madalena conhecendo a vila de uma forma diferente."Esta ferramenta incentiva caminhar pela vila. Também se pode fazer com carro, mas quem consegue andar a pé vai desfrutar muito mais seguindo o roteiro e visitando os pontos de arte publica que temos para oferecer," diz Terry Costa, o diretor-artístico da MiratecArts, que organizou projetos artísticos e o roteiro. "É mais uma grande valia para a Madalena e para a ilha do Pico. Espero que os residentes também façam este roteiro, sei que vão aprender algo novo sobre a sua vila." 

Para saber mais sobre os artistas que realizaram trabalhos neste roteiro assim como futuros projetos visite www.mirateca.com 

MiratecArts lidera vários projetos desde o festival de mostra de arte e artistas Azores Fringe, a plataforma de artistas açorianos DiscoverAzores, e incentiva lusodescendentes a investir com sua arte no país através do projeto Atlantes." 



Fonte: Mirateca Arts [info@mirateca.com] - www.mirateca.com 

Andreia Goulart

Sem comentários:

Publicar um comentário