Workshop “Geoparques em Regiões Vulcânicas: Estratégias de Desenvolvimento Sustentável”


Realiza-se entre 29 outubro e 1 novembro, nas ilhas Terceira e Graciosa o workshop “Geoparques em regiões vulcânicas: Estratégias de desenvolvimento sustentável”, organizado pelo Geoparque Açores e conta com o alto patrocínio da Direção Regional do Turismo, Secretaria Regional do Turismo e Transportes e que conta com o apoio da Associação Os Montanheiros, Sata Internacional, Associação Turismo Açores entre outros.

Este workshop pretende constituir-se como pólo de discussão entre geoparques europeus e globais localizados em regiões vulcânicas e cujo o denominador comum – a presença de vulcões nos seus territórios – confere-lhes caraterísticas peculiares e desideratos comuns, em domínios como a ciência e a investigação, o turismo, a educação para os riscos naturais e o aproveitamento dos recursos endógenos, como é o caso da geotermia. Em particular, com este fórum pretende-se promover uma discussão sobre estratégias de desenvolvimento socioeconómico local sustentável e a partilha de boas práticas nas áreas da economia (com enfâse no Geoturismo) e da geoconservação, de forma a estimular as empresas e outros agentes locais a promoverem iniciativas e atividades nestes domínios.

As sessões públicas terão lugar na sede da Associação Os Montanheiros , em Angra do Heroísmo (delegação do Geoparque Açores na ilha Terceira) e o workshop inclui visitas de estudo nas ilhas Graciosa e Terceira e uma visita opcional na ilha de S. Miguel. As sessões públicas terão lugar no dia 29 outubro (horário a divulgar) e no dia 30 outubro (horário a divulgar). A partir da tarde do dia 30 outubro e 1 novembro, terão lugar as visitas de estudo.

Todos os interessados deverão remeter a Ficha de Inscrição acompanhada do comprovativo de pagamento. O custo da inscrição inclui participação nas sessões públicas, documentação e visitas de estudo na ilha Terceira. Está em preparação um pacote promocional, a divulgar oportunamente, incluindo viagem aérea para/de os Açores, viagens inter-ilhas e alojamento.

Para mais informações contate o Geoparque Açores:

Fontes:



Sem comentários:

Enviar um comentário