20 Anos de “Cais Agosto"

O Festival Cais Agosto, celebrou este ano 20 Anos, sendo assim achei que seria importante falar um pouco deste festival.

Alguns cartazes "Cais Agosto" 
"O Cais Agosto, surgiu em 1994, e desde então vibra ao ao sabor das melhores propostas que uma estação quente e de noites longas pode pedir. O Festival foi um sucesso logo à nascença,  o “Cais Agosto” é dirigido essencialmente para a malta jovem, sem esquecer as outras faixas etárias.
Durante quatro dias São Roque do Pico fervilha com as vibrações vindas do palco, misturando-se com a energia vinda dos corações da juventude."

Fazem parte da associação:

- Câmara Municipal
- Associação Cultural
- Juntas de Freguesia
- Escola Básica e Secundária
- Bombeiros
- Cooperativa de Rádio Difusão
- Vitória Futebol Clube
- Clube Naval

Preparação e montagem             Fotos: Andreia
Todos os anos é pensada por esta equipa que se esforça para manter a qualidade e energia do Festival, onde a cultura, a natureza a azafama  do verão e das gentes se misturam.
Destaque para a variedade do evento, entre os quais as exposições de trabalhos de artesãos locais, as marchas populares, o desfile de carros alegóricos e de filarmónicas, os passeios de botes baleeiros e provas de regatas, os jogos de entretenimento, o desfrutar da gastronomia local nas tasquinhas e nos restaurantes,  convidam a uma experiência deliciosa a  todos que visitam a ilha. 
Para quem nos visita nesta altura, as tasquinhas e os restaurantes improvisados para a festa, são uma forma também de conhecerem um pouco da nossa gastronomia local. O polvo, as lulas, bifes de albacora, lapas, caranguejo, favas e vinho do Pico são alguns dos pratos e petiscos a desfrutar, não esquecendo a "sopa dos Doentes"(feito em alguns restaurantes), que é uma simples canja para aqueles que se aventuram pela noite dentro.

              Regatas de Botes Baleeiros - Foto: Rui Miranda

Desfile de Carros Alegóricos - Foto: Rui Miranda

Desfile de marchas - Foto: caisagosto.net
A organização do Festival tem apostado em nomes nacionais de prestígio, não esquecendo os grupos locais que com a sua qualidade, ocupam também o seu lugar no palco. 

Ao longo de 20 anos pisaram no palco dezenas de artistas nacionais que espalham a energia e os sons da melhor música Portuguesa. Quinta do Bill, Rui Veloso, Xutos e Pontapés, GNR, Jorge Palma, Delfins, Pedro Abrunhosa, Amor Electro, Deolinda, Rita Guerra, Mundo Secreto foram alguns de muitos artistas nacionais a pisar o solo da ilha montanha. Lugar também para a aposta em artistas locais, tais como Roberto Lino, Arminda Alvernaz e os emigrantes José Duarte Garcia e Chico Ávila.

Foto: Rui Miranda
1994-2014
Quinta do Bill, Rui Veloso, José Duarte Garcia (emigrante natural de São Roque), Adelaide Ferreira, Zimbro, Pedro Abrunhosa, Chico Ávila (emigrante natural de São Roque), Roberto Lino (picoense), Quadrilha, Delfins, Navegadores (luso-americanos), Íris, Polo Norte, Xutos e Pontapés, Arminda Alvernaz (picoense), Santamaria, Arké e Orquestra Juvenil da Escola B.I. de São Roque do Pico (bandas locais), Silence 4, Dança & Balança (grupo brasileiro), Além Mar, Axioma, Raúl Marques, os Amigos da Salsa, Killer Queen, GNR, Summer Band and Singer, Ex-Voto, The animals, Jorge Palma, Grupo Portuguese American Dancers of San Diego,Tuna da Sociedade Musical de Santa Cecília – Aveiro, Bruno Ávila, Swing & Cia, Classic Whitesnake, Nuttshel, Santamaria, Ena Pá 2000, Hands on Approach, Wray Gunn, Quadrilha, Banda.com, Logical Tramp, D'ZRT, Y'Not
Tributo aos Pink Floyd, 4 tast, Rock in stock, Mundo secreto, Clã, Buraka Som Sistema, La Frontera, Mikael Carreira, Deolinda, Flow 212, The Legend Bob Marley tribute, Rita Guerra,  DJ Diego Miranda, Expensive Soul, Tributo a Brian Ad, Amor Electro, DJ Pedro Cazanova, Coldplace - Tributo a Colplayams, Noidz, No Djs, Dj D-Maniac, U2UK (Tributo U2), Who & Paulo da Rosa, Miguel Gameiro, Luis Represas, Quim Barreiros, Mastiksoul, Freesoul,  Undercover, Souza, Rui Z, Az Kicker, Kura,  André N, Karetus e Rui Remix.
Foto: Rui Miranda
Foto: Município de São Roque

O Cais Agosto é palco também de lançamentos de livros de autores locais, entre outras apresentações, bem como o festival de Bandas Filarmónicas, inserido no Cais Agosto desde 2005. O Festival de Bandas Filarmónicas trata-se de um evento organizado pela Associação Cultural de São Roque do Pico e pela empresa "Cardoso & Conceição Lda", contando com o apoio da Câmara Municipal SRP, o objetivo é concentrar o maior número possível de bandas filarmónicas no jardim municipal, numa marcha conjunta, tocando a uma só regência. Este festival concentra na maioria das vezes mais de seiscentos tocadores. 


Este ano o Cais Agosto, foi um pouco diferente, em relação à rave que prolonga a festa, em vez da habitual rave ao ar livre, contou com uma tenda electrónica organizada pela empresa [In]ventos. Nesta tenda passaram vários Dj's regionais e nacionais que apesar da chuva que  se instalou no nosso festival, espalharam muita animação e energia noite dentro. 




Caisagosto.net
Municipio de São Roque do Pico
Andreia

  • 2002

    · Axioma
    · Raúl Marques e os Amigos da Salsa
    · Killer Queen
    · GNR
    · Summer Band and Singer

Sem comentários:

Enviar um comentário