Trilho de Entre Ribeiras

 
 
 
1- A Junta de Freguesia de Santo Antão está como tudo indica a apostar nos possíveis trilhos pedestres que se possam por à disposição de quem quiser usar e apreciar este tipo de actividade, não é assim?

Há muita coisa para ser feita nesta área e por razões várias, mas desde logo porque se trata de um património que compete à nossa geração preservar. Temos efetivamente vindo a preparar para nos próximos tempos fazer algum trabalho nesta área, como é o caso do trilho para a Fajã de Entre Ribeiras que candidatamos junto da ADELIAÇOR e que contamos possa efetivamente concretizar-se e que para o próximo ano já seja uma realidade. Trata-se de um projeto que temos vindo a aprimoar com o Senhor Luis Bettencourt, da empresa AVENTOUR, que tem sido inexcedível no apoio e disponibilidade e que não temos duvida resultará num dos bons trilhos da iha de São Jorge e que naturalmente será classificado.


2 - Será indicutivelmente uma mais valia... ainda para mais nesta ilha tão procurada por estas aventuras...
Vista no trilho
 
Este trilho que agora nos propomos concretizar, com cerca de 17 km, é o primeiro passo para um trilho, dito de grande rota que estimamos possa rondar os 40 km e que terá por objetivo arrancar do inicio da freguesia, às Pedras Brancas, seguir pela costa norte, atravessar a nascente e seguir pela costa sul até ao ponto de partida, peritindo dar uma panoramica geral da freguesia.

3 - Quando é que acha que este projecto estará em condições de se fazer, nomeadamente para os nossos visitantes...?
Concretizando-se a realização desta primeira fase com apoio da ADELIAÇOR, teremos este troço a funcionar já a partir do mês de abril próximo. Quanto ao restante passará por nova candidatura a que queremos, também, associar miradouros e muita sinalização , que é uma área em que verdadeiramente estamos deficitários. A falta de sinalização é uma lacuna qie temos rapidamente de ultrapassar e sermos mais rigoros com a informação que se distribui ao turista. Repare-se no caso do guia turiítico da ilha, que nesta freguesia assinala a cascat do Cruzal e as azenhas, praticamente na Canada do Foro abaixo da Travessa do Cruzal, quando deveria estar junto da Ribeira do Lexias aparece quase na Ribeira do Meio. Isto leva a que o turistica seguindo o mapa seja mal orientado. Temos recebido na Junta de Freguesia sucessivos pedidos para sinalizar a cascata, situação que já transmitimos ao Senhor Diretor Regional do Turismo.
A respeito desta cascata lembrar que se enquadra num dos melhores pontos para construir um parque  em torno das mais de 10 azenhas que poor ali existiam, com particular destaque para o conjunto junto da pequena ponte pedestre que merecem uma intervenção oficial para recuperar e valorizar uma situação verdadeiramente singular no panorama jorgenese e quiça açoriano.

4 - Aproveito desde já para agradecer este bocadinho que nos dispensou, sei que o tempo é pouco... E desejar as maiores felicidades para o futuro e que o projecto surja logo que possível porque o Turismo açoriano e mais concretamente o de são jorge agradece!... Bem haja!
É a Junta de Freguesia que agradece a oportunidade de expandir a informação porque a nossa atitude é de sermos parceiros no desenvolvimento da nossa terra, colaborando com todas as entidades, pelo que qualquer momento em que possamos partilhar das nossas ideias e projetos é para nós gratificante.
 
 

 
 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário