A decorrer projeto de Turismo Ornitológico na Macaronésia (MACAROAVES)

Está a decorrer o projeto Turismo Ornitológico na Macaronésia: um recurso sustentável em zonas rurais e espaços naturais dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde (MACAROAVES), no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional da Macaronésia (PCT-MAC).

Nos Açores o projecto MACAROAVES está a ser desenvolvido pelo Turismo dos Açores e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), numa parceria que se considera importante para o desenvolvimento e qualificação do produto turístico na Região.

O projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de ações que compatibilizem o turismo e a conservação da natureza, em especial as aves na Macaronésia, promovendo o desenvolvimento rural das suas ilhas aproveitando como recurso a singularidade da avifauna e dos seus espaços naturais.

Como principais acções a desenvolver destacam-se as seguintes:
  • Elaboração de uma estratégia de turismo ornitológico para a Macaronésia, contando com a participação das administrações, entidades, empresas e população local;
  • Identificação dos locais com maior interesse para o turismo ornitológico e implementação de infra-estruturas de apoio;
  • Promoção do turismo ornitológico como um recurso complementar para o turista que visita a Macaronésia;
  • Formação de guias locais e acções de sensibilização ambiental para os sectores ligados ao turismo de natureza.
Para promover a participação pública na criação da estratégia de turismo ornitológico foi criado o blogue http://macaroaves.blogspot.pt, onde também é possível obter informações sobre as IBA’S (Important Bird Areas) das várias regiões, bem como, os locais de observação de aves.


O projecto MACAROAVES termina em Agosto de 2015 e tem como parceiros a SEO Bird Life, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), Turismo dos Açores e a Biosfera. 

Sem comentários:

Enviar um comentário