Exposição de figuras religiosas teve início ontem




A Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja dos Açores propôs a todos os párocos do arquipélago que apreciassem o património cultural da sua comunidade religiosa e que escolhessem "uma das peças com maior valor afetivo e estético" para divulgação ao público, durante um mês.
Esta iniciativa pretende motivar os intercâmbios entre a população para visitar obras vizinhas. Foram aconselhados que figuras em restauro tivessem um cuidado especial.
O projeto teve início a 18 de outubro, quando se assinalou o dia de São Lucas, o patrono dos artistas.

"Todos somos sempre poucos na defesa e na divulgação do património, que é vastíssimo", diz o padre Duarte Melo, que pretende sensibilizar e motivar toda a comunidade religiosa açoriana até para a possível necessidade de restauro de algumas obras de maior valor.

Sendo que na religiosidade açoriana os padroeiros das localidades normalmente já têm lugar de destaque nas igrejas, esta iniciativa não se pretende cingir a essas esculturas, englobando também outros tipos de obras, como pinturas, frescos, joias ou paramentarias.
Com esta multiplicidade de ofertas expositivas, o padre deseja que se proporcione um ambiente de "vontade de visitar outras igrejas e de ver outros patrimónios" entre os crentes.


Fonte: adaptado de Diário Insular

Sem comentários:

Enviar um comentário