Moinhos de Vento- Ilha Graciosa

Os moinhos de vento são um dos ex-libris da Graciosa, são considerados os mais bonitos do arquipélago dos Açores.
Os moinhos de vento surgiram na Graciosa no século XX e serviam essencialmente para triturar os cereais.
A Graciosa era conhecida como o celeiro dos Açores, devido à grande produção de cereais, como o milho, o trigo e a cevada. Estes para além de satisfazerem as necessidades da ilha eram, também, exportados para as outras ilhas e até para o continente.
Estes moinhos de base fixos, são constituídos por três pisos, o primeiro piso que dá acesso, por uma escada, ao segundo e na cúpula encontram-se as engrenagens.
Os moinhos são, normalmente, de cor branca e a cúpula é em forma de bico de cor vermelha. Estes moinhos são de origem Escandinávia e não holandesa como se supunha inicialmente.
Hoje em dia os moinhos de vento, já não se encontram em funcionamento, alguns deles foram transformados em casa de habitação rural. Neste momento na ilha existem três moinhos restaurados um pertencente ao museu, que se situa no sítio das Fontes, onde as pessoas podem apreciar como era o moinho e como se fazia a transformação do cereal em farinha. Os outros dois situam se no lugar da Vila de São Mateus e foram transformados em casa de turismo rural.
Hoje fomos visitar um desses moinhos de habitação rural. O moinho “ A boina de vento”, foi restaurado, mas aproveitando e metendo a estrutura inicial. Portanto na base, onde assenta a estrutura do moinho, designada por eira, temos um quarto de cama com casa de banho privativa, casa de banho, casa das máquinas e cozinha totalmente equipada. Na estrutura do moinho propriamente dita temos:











-1º piso, uma sala e um pátio exterior com vista para o ilhéu da Praia


 -2º piso um quarto de cama de casal







- E finalmente na cúpula temos um quarto de cama de solteiro.


Assim podemos dizer venha nos visitar e desfrutar das belíssimas instalações que temos para alem da vista magnifica sobre o mar e o ilhéu. Também estamos a poucos metros da praia.

Sem comentários:

Enviar um comentário