“O Senhor Jesus de Ponta Delgada”

 Segundo a lenda, a cidade de Ponta Delgada há muitos, muitos anos atrás era uma pequena povoação que pertencia a Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, nos Açores.
Certo dia, uma mulher foi apanhar lapas e viu um crucifixo com uma imagem de Cristo a flutuar no mar junto às rochas.
Como era difícil alcançar a imagem, voltou à povoação, onde anunciou ao padre e à povoação o que tinha visto.
Intrigado, o padre acompanhou a mulher à praia e viu com os seus próprios olhos que o que a mulher lhe tinha contado era verdade.
O padre entrou dentro de água e retirou a imagem de lá antes que a maré o levasse. Levou-a em procissão pelo povo da localidade, que entretanto se tinham juntado, até à capela de Ponta Delgada.
No dia seguinte, para espanto de todos, o crucifixo foi visto enterrado na areia da praia, próximo do local onde tinha sido encontrado no dia anterior.
O povo, em procissão, tornou a levá-lo para a capela. Mas, passadas umas horas surgia de novo na praia. O crucifixo estava circundado de canas como que a limitar uma área.
O povo, acreditando que era a vontade de Cristo, nunca mais retirou a imagem e construíram ali uma igreja que mais tarde se tornou paróquia de Ponta Delgada.
Levantaram também um muro, a fim de a proteger da fúria das águas do mar durante o Inverno.
Diz a lenda que as águas nunca ultrapassaram o muro, nem nunca se atreveram a entrar dentro da igreja.
Fontes:http://lendasdeportugal.no.sapo.pt/distritos/acores.htm
http://cacores.ca/index.php?option=com_content&view=article&id=140%3Alenda-do-senhor-jesus-de-ponta-delgada-sao-miguel&catid=38%3Acontos-e-lendas&Itemid=199&lang=pt
Elisabete Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário