Hoje dia 28 de Março comemora-se o dia Nacional dos Centros Históricos.

O dia Nacional dos Centros Históricos foi instituído em 1993 através de um convénio celebrado entre o governo e a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, e é celebrado nesta data devendo-se á comemoração do nascimento do patrono dos centros históricos, Alexandre Herculano.
Angra do Heroísmo, na ilha terceira, é uma das cidades integradas nesta data comemorativa, conserva um património arquitetónico e paisagístico único e está classificada como património mundial desde 1983.
Dotada de características geográficas e atmosféricas que permitiam uma aportagem segura, a cidade de Angra do Heroísmo, situada na Ilha Terceira Arquipélago dos Açores, desenvolveu-se a partir do século XVI inaugurando uma escala obrigatória para as carreiras marítimas de naus da Mina, Índia e Brasil. Estruturada num desenho urbano renascentista, a cidade cresceu em importância estratégica e adquiriu um carácter monumental, patente em obras como as fortalezas de S. Sebastião, de S. Filipe, a Sé Catedral, a   Igreja da Misericórdia ou o Palácio dos Capitães-Generais.
Entreposto de gentes, gostos e culturas das carreiras dos Descobrimentos, Angra do Heroísmo conserva um legado artístico inigualável de arquitetura, escultura, talha, porcelana, azulejaria e mobiliário, em que o exotismo e preciosidade dos materiais sublinham a nobreza das formas.





(O antigo Colégio dos Jesuítas de Angra que, mais tarde, foi denominado Palácio dos Capitães Generais)



Fonte da foto: wikipedia_Autor José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa
http://www.unescoportugal.mne.pt/pt/temas/proteger-o-nosso-patrimonio-e-promover-a-criatividade/patrimonio-mundial-em-portugal/angra-do-heroismo-nos-acores.html


Sem comentários:

Enviar um comentário