Catálogo Digital sobre Furnas Vulcânicas dos Açores



                                                                         Odília Teixeira
 
No arquipélago dos Açores existem 270 cavidades vulcânicas conhecidas, apesar de nem todas serem visitáveis.

Toda esta informação vai estar agrupada a partir de hoje no lançamento do catálogo em formato digital e bilingue.

Segundo Manuel Paulino Costa, membro do Grupo de Trabalho para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores (GESPEA), que elaborou o Catálogo das Cavidades Vulcânicas dos Açores, existe uma informação genérica que faz uma caracterização da importância desse tipo de habitats, não só das grutas e algares em si mas também da fauna e flora cavernícola que está associada.

Esta publicação, em formato “e-book” pode ser consultada sem nenhum custo a partir de hoje na página da internet  www.montanheiros.com.

O catálogo agrupa uma variedade de informação que estava dispersa por várias entidades e numa base de dados de cariz científico, que não era de acesso livre, sobre as cavidades vulcânicas conhecidas nos Açores, acrescenta Manuel Costa.

A ilha do Corvo é a única onde não é conhecida qualquer gruta ou algar, enquanto que a ilha do Pico é a que maior número de grutas possui, sendo atualmente conhecidas 81 cavidades vulcânicas.

O Catálogo das Cavidades Vulcânicas dos Açores foi elaborado pela GESPEA, um grupo de trabalho multidisciplinar criado pelo Governo dos Açores em 1998 a quem compete, entre outras coisas, propor medidas legislativas adequadas à proteção, conservação e valorização deste património natural.


Fonte:http://www.rtp.pt/acores/local/vai-ser-lancado-catalogo-digital-sobre-furnas-vulcanicas-dos-acores_46905

Elisabete Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário