Podemos encontrar no Tesouro da Sé, em Angra do Heroísmo, uma imagem de Santo António de Lisboa, nessa imagem ele apresentava-se de um forma pouco habitual, vestido com uma menino do coro.
Reza a lenda que, em vésperas de festa, um mestre não conseguia com que os seus pupilos entrassem em harmonia, zangado, ameaçou bater num dos seus pupilos caso esse não começasse a entoar a música de forma correcta.
Consumida pela medo a criança fugiu pela catedral até que se dirigiu para as torres, procurando um lugar para se esconder.
Chegando lá e ainda não se sentindo seguro, começou a subir as escadas, íngremes, em caracol até ao topo da Sineira, em direcção aos sinos e ao topo das torres. Chegando ao topo pôs-se à escuta, e provavelmente confundido com o barulho do vento, o rapaz pensou ouvir o mestre a chegar ao seu encalço, sem pensar este atirou-se do alto das torres.
A criança foi então salva por um sopro divino que o manteve no ar, levando-o, fazendo o menino voar por três ruas até ser deixado no telhado do Convento da Nossa Senhora da Esperança, sendo então recolhido pelas freiras em espanto.
Em louvor dessa acção divina o Pai da Criança mandou então pintar a imagem de Santo António vestido de menino do coro. Durante muitos anos essa imagem esteve exposta antes de dar entrada no Tesouro da Sé.
O menino passou de cantor do coro a sacerdote na sua vida adulta.
Amélia Borges
Sem comentários:
Enviar um comentário