Museu Francisco de Lacerda, em São Jorge, dá a conhecer colchas de lã tradicionais

A mais antiga colcha de lã do museu Francisco de Lacerda, em São Jorge, com cerca de 100 anos e ainda tingida com plantas, é uma das atrações de uma exposição que foi inaugurada na passada segunda-feira, no Dia Internacional dos Museus.
“Esta colcha, em particular, tem quase 100 anos e foi oferecida por uma jorgense. No total, a exposição tem cerca de nove colchas tradicionais de ponto alto”, contou a diretora do Museu Francisco Lacerda, Virgínia Reis, à agência Lusa, acrescentando que a coleção da instituição conta com um total de 12 colchas tradicionais.
As típicas colchas de São Jorge são um ex-líbris da ilha, pois são realizadas em teares artesanais, tecidas em linho ou algodão e tapadas em lã, espelhando a mestria das tecedeiras jorgenses. É uma técnica que tem passado de geração em geração. Os principais motivos utilizados nestas colchas são a estrela de oito bicos e os desenhos florais.
Conforme disse a diretora do Museu Francisco Lacerda, ainda hoje é possível encomendar colchas tradicionais na ilha. Existem duas tecedeiras na Fajã dos Vimes, na Casa de Artesanato Nunes e também na Cooperativa de Artesanato da Sra. da Encarnação, na Ribeira do Nabo. Ambas produzem estas peças artesanais, que podem custar entre 500 e 600 euros, dependendo do tamanho que desejam.
Estas colchas eram também vendidas para outras ilhas, o que permitia a muitas tecedeiras jorgenses ganharem mais algum dinheiro. Na ilha Terceira, por exemplo, muitas das colchas que se vêm expostas atualmente em dias de procissões foram feitas em São Jorge.
A exposição “Colchas de São Jorge” foi inaugurada na passada segunda-feira, no Dia Internacional dos Museus, na sede do Museu Francisco Lacerda, concelho da Calheta, sendo as entradas gratuitas.
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:ilhasaojorge.com / http://www.acorianooriental.pt/noticia/museu-de-sao-jorge-nos-acores-da-a-conhecer-colchas-de-la-tradicionais

2 comentários:

  1. Estou interessado na história da produção de colchas de alta Ponto de São Jorge. Que é a autoridade a quem devo falar tecelagens prep-tear estes trama?
    Obrigada - desculpam, no fala Portuguais!
    Linda Lane Thornton
    lindalanethornton@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Estou interessado na história da produção de colchas de alta Ponto de São Jorge. Que é a autoridade a quem devo falar tecelagens prep-tear estes trama?
    Obrigada - desculpam, no fala Portuguais!
    Linda Lane Thornton
    lindalanethornton@gmail.com

    ResponderEliminar