Forno de Cerâmica - Ilha Graciosa


Antigo forno de cerâmica situado num terreno elevado em relação ao caminho.
É um forno de grandes dimensões, de planta aproximadamente circular, com dois pisos acessíveis por aberturas situadas em extremos opostos da construção. O piso inferior, acessível por uma "boca" quadrangular situada num grande vão igualmente quadrangular, junto ao pavimento, era destinado à lenha. O piso superior, onde se dispunha a cerâmica para cozedura, é acessível por uma espécie de túnel com a entrada protegida por muretes laterais e coberto por uma falsa abóbada constituída por lajes dispostas em "V" invertido. O pavimento do túnel é composto por lajetas de pedra paralelas entre si e o pavimento do piso superior do forno faz uma trama abobadada, também em lajetas de pedra, por entre as quais passava o calor. O tecto do forno repete este sistema mas tem as aberturas entre as lajetas tapadas.
O imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada pelo exterior. Tem um telhado de duas águas em telha de meia-cana tradicional.
Encostado ao forno, junto à entrada superior, está um pequeno edifício de apoio, de planta rectangular, construído em alvenaria de pedra à vista com telhado de uma água em telha de meia-cana tradicional.











Fonte: http://www.inventario.iacultura.pt/graciosa/santacruz-fichas/41_40_66.html

Sem comentários:

Enviar um comentário