Roteiro dá a conhecer mais de 200 festas do Espírito Santo nos Açores e diáspora

O Governo dos Açores irá lançar até ao final deste mês, nos Estados Unidos da América, um "roteiro interativo" com mais de 200 festas do Espírito Santo no arquipélago e na diáspora.
“Nós já temos mais de 200 festas recolhidas e informação que já está no site. Tem a ver com a história das festas, fotografias e datas (…). É um site bilíngue que permitirá, numa perspetiva do turismo cultural e religioso, também potenciar essa manifestação autêntica da açorianidade”, afirmou à Lusa o subsecretário regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira.
A devoção pela terceira pessoa da Santíssima Trindade está inserida na história do arquipélago e é de tal modo importante que a segunda-feira da Espírito Santo foi distinguida para celebrar o Dia da Região, que este ano se assinalou a 25 de maio na ilha das Flores.
A devoção pelo Espírito Santo foi trazida para os Açores pelos primeiros povoadores e permanece até hoje na região ou onde quer que viva um açoriano, sendo que as comemorações mostram algumas diferenças de ilha para ilha e até mesmo entre freguesias.
Rodrigo Oliveira declarou ainda que o “Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores e Comunidades” fará uma mapeamento das festas presentes nos Açores e na diáspora, sendo que a apresentação oficial do projeto acontecerá durante as “grandes festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra”, nos EUA, país onde está estabelecida uma enorme comunidade de emigrantes açorianos.
 
 
 
 


Fonte: http://www.acorianooriental.pt/noticia/roteiro-da-a-conhecer-mais-de-200-festas-do-espirito-santo-nos-acores-e-diaspora

Sem comentários:

Enviar um comentário