Tradição de Natal "o Menino mija"





A tradição do Natal açoriano "O Menino mija", que junta grupos em peregrinação por casas de amigos e familiares, tem perdurado no tempo, constituindo um símbolo do património etnográfico do arquipélago.

Entre o dia 24 de Dezembro e o de Reis (06 de Janeiro), vários grupos de homens e mulheres andam de casa em casa visitando familiares e amigos e degustando doces e licores tradicionais, que estão sempre expostos por esta altura nas mesas.

Antes de entrarem, e chegados a estas casas, os grupos perguntam: "O Menino mija?".

Esta frase ou a célebre pergunta feita nas casas das pessoas acaba por ser uma forma estas abrirem as suas portas e partilharem o que têm nesta época natalícia. Esta visita às casas, desde o Natal até aos Reis, acaba por ser a recepção de amigos e familiares que muitas vezes não têm lugar à mesa no Natal, por ser mais restrito à família. Acaba por haver sempre algo para oferecer e para partilhar. Nas mesas, além dos Licores e dos figos passados, esta sempre presentes as laranjas, uma tradição que terá advindo da importância do citrino nas ilhas em meados do século XVIII e XIX.



http://www.dn.pt/portugal/acores/interior/tradicao-de-natal-o-menino-mija-resiste-nos-acores-3601100.html
Carolina Simas

Sem comentários:

Enviar um comentário