Dia da Liberdade

No dia 25 de Abril, celebramos em Portugal o Dia da Liberdade. Este dia comemora o motim dos militares portugueses que no dia 25 de Abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, acabando com o regime ditatorial do Estado Novo, que era comandado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933.
O Movimento das Forças Armadas, constituído por militares que haviam estado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o auxílio da população portuguesa, conquistando a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa a 25 de Abril de 1976 de modo tranquilo.
A marca do dia 25 de Abril é um cravo, a flor que foi colocada nas armas dos militares naquele dia.
Depois da revolução foi fundada a Junta de Salvação Nacional que denominou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro.

Assim, o dia 25 de Abril ficou conhecido como o Dia da Liberdade em Portugal e também o dia da Revolução dos Cravos, sendo este feriado nacional onde se relembra a importância da liberdade no nosso país.








Fonte:http://dreamguides.edreams.pt/portugal/25-de-abril / http://www.calendarr.com/portugal/dia-da-liberdade-25-de-abril/

Sem comentários:

Enviar um comentário