Livro "Açores a pé"

Livro "Açores a pé", disponível à venda nos Quiosques de Turismo dos Açores, uma aventura de Nuno Ferreira pelas nove ilhas do arquipélago. Livro que relata as experiências vividas por um visitante do continente e o seu contacto com as paisagens, costumes, tradições e convivência com o povo açoriano.



“Voltei com saudades da viola da terra mas também dos bailes de roda lentos e gentis da Graciosa ou de São Jorge, da Chamarrita endiabrada do Pico, das quedas de água das Flores, do movimento das tascas dos pescadores micaelenses. Das adegas do Pico. Das touradas à corda da ilha Terceira. Da vindima da Graciosa. Do colorido das procissões. Dos cânticos dos romeiros a acordarem-me nos Ginetes, São Miguel, pelas seis ou sete da manha. Das duas estradas bordejadas a verde, dos chafarizes, das igrejas brancas e negras que a vista alcança várias lombas antes de se chegar à freguesia.
Saudades de me perder numa mancha de cedro do mato, chegar a uma clareira semi-encoberta pelo nevoeiro e dar com elas, sempre elas, as vacas, espantadas a olhar para mim e a fugir em seguida.
Lá em baixo, embatendo nas arribas, o mar, sempre ele. Saudades, evidentemente, de adormecer ao som do “bonc” surdo das ondas a bater no molhe ou na arriba e do som riscado dos cagarros. E saudades, finalmente, da hospitalidade açoriana: “O senhor é do continente? E está a gostando da nossa ilha?”

Açores a Pé, de Nuno Ferreira – 1ª Edição: Março de 2016

Andreia


Sem comentários:

Publicar um comentário