Sabores de mais de 70 países reunidos em festival em Ponta Delgada

Sabores de mais de 70 países vão poder ser avaliados no Festival ‘O Mundo Aqui’, este fim-de-semana, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, numa iniciativa que quer criar e fortalecer laços entre os imigrantes e a comunidade.
Esta edição do festival “vai decorrer na Academia das Artes, em Ponta Delgada, e tem o objetivo de celebrar a diversidade cultural e promover a interculturalidade”, transmitiu hoje o presidente da Associação de Imigrantes nos Açores (AIPA), Paulo Mendes, em declarações à agência Lusa.
O festival, que se concretiza de forma contínua há oito anos, nasceu na sequência do programa de rádio “O Mundo Aqui”, que ajuda a sensibilizar a comunidade para a questão da imigração.
Na Academia das Artes estará disponível uma oferta gastronómica com pratos típicos de Cabo Verde, Ucrânia, Oriente, Brasil e Angola, contendo ainda um programa musical, dança, cozinha ao vivo vegetariana e um ‘workshop’ de iniciação à dança oriental.
O presidente da AIPA declarou ainda que existem mais de 70 nacionalidades nos Açores, estimando que residam no arquipélago mais de 3.500 imigrantes, vindos de Cabo Verde, Brasil, Alemanha, China e Guiné-Bissau, as comunidades com maior representatividade.
Paulo Mendes acrescentou que se registou uma diminuição dos fluxos migratórios para a região, decorrente da situação económica, indicando que muitos dos imigrantes se deslocam para os Açores através do reagrupamento familiar.
A entrada neste festival tem um valor de dois euros e o presidente da AIPA apelou à participação no evento que visa criar "uma corrente de valorização da diversidade cultural".
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:http://www.acorianooriental.pt/noticia/sabores-de-mais-de-70-paises-em-festival-em-ponta-delgada
 
Patrícia Machado

Sem comentários:

Publicar um comentário