Uma ronda pela música e pelas sopas dos Açores

 Ronda dos Quatro Caminhos


 "Sopas do Espírito Santo" é novo disco da Ronda dos Quatro Caminhos, com músicas tradicionais açorianas, tocadas pela Orquestra Regional Lira Açoriana e com a participação de coros polifónicos das nove ilhas.
As sopas do Espírito Santo ou do Império são um prato típico dos Açores, com carne de vaca, muitas vezes também fígado e sangue, outras vezes carne de galinha, e sempre com pão. São servidas por alturas das festas do Divino Espírito Santo, nos domingos após a Páscoa. Estamos, portanto, quase a chegar ao momento delas. Das sopas. Já o disco da Ronda dos Quatro Caminhos que tem o mesmo nome está já aí, pronto a ser degustado.
Como se adivinha, em Sopas do Espírito Santo o grupo de música tradicional portuguesa viajou até às ilhas açorianas e foi aí buscar a inspiração e as canções. Mas mais do que isso. O disco foi feito com a Orquestra Regional Lira Açoriana e conta com a participação de vários coros e outros músicos da região.
 E, enquanto a Ronda dos Quatro Caminhos espera uma oportunidade para ir tocar aos Açores, com estes músicos, o disco vai ser apresentado ao vivo já na noite de 24 de abril, na Praça do Giraldo, em Évora, com a banda filarmónica e de coros polifónicos da cidade: "Este disco tem a particularidade de poder ser tocado com qualquer banda filarmónica, porque os músicos hoje têm uma fortíssima formação musical. Nós conseguimos fazer este espetáculo com qualquer banda filarmónica com apenas dois ensaios, sendo que um deles é à distância".

Fonte: Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário