Músicos de China e Israel são principal atração do Festival de Cordas nos Açores

O instrumento mais antigo da China, a pipa, será uma das atrações da 2ª edição do Festival Cordas, que decorrerá na Madalena, ilha do Pico, de 10 a 17 de setembro, segundo a organização.
"Temos artistas que chegam dos quatro cantos do mundo, como a Lu Yanan, com o seu instrumento pipa, o instrumento mais antigo da China, e de Israel, como Eran Zamir", declarou à agência Lusa Terry Costa, diretor artístico da associação MiratecArts, organizadora do evento.
O promotor da iniciativa explicou que o artista israelita, para além marcar presença com o Oud, instrumento tradicional do Médio Oriente, vem também acompanhado de outro, construído por si, "situado entre a guitarra elétrica, a clássica e o Oud", denominado Sirena.
O artista Ruben Bettencourt, na guitarra clássica, será outra das presenças do festival, tendo adiantado Terry Costa que a viola da terra também estará representada através de Rafael Carvalho, um regresso integrado no lançamento do seu terceiro registo discográfico.
Está ainda assegurada a presença da Nickelharpa, de origem sueca, significando "cordofone de teclas", que surge no festival pelo português Vasco Ribeiro Casais.
O responsável pela iniciativa destacou que haverá eventos especiais no festival, um dos quais contempla um desafio a todos os artistas locais de cordas dos Açores para participarem num cortejo de músicos na paisagem cultural da vinha do Pico, que é património da humanidade.
Para além dos programas didáticos com escolas e centros de acolhimento, o festival apresentará ainda seis concertos no novo auditório da Madalena.
"Somos um pouco diferentes de outros festivais. Aqui, não vendemos favas nem cerveja. O Cordas é sobre a arte dos cordofones e dos seus artistas", declarou.
O Festival de Cordas tem como parceiro a Câmara Municipal da Madalena, recebendo, pela primeira vez, o apoio da direção regional da Cultura e da Embaixada de Israel.
 
 




Fonte:http://www.acorianooriental.pt/noticia/musicos-de-china-e-israel-sao-principal-atracao-do-festival-de-cordas-nos-acores-281518
 
Patrícia Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário