"UM MUNDO À PARTE"



Revista norte-americana destaca singularidade dos Açores


A edição de Março da revista norte-americana “Islands” dedica dez páginas aos Açores, classificados pelo autor da reportagem como “um mundo à parte”, um arquipélago de incomparável beleza, situado entre a Europa e a América mas que preserva o seu “isolamento e singularidade”.
O artigo, da autoria do jornalista Andrew McCarthy, e profusamente ilustrado com fotos de Zach Stovall, centra-se na Lagoa das Sete Cidades, em S. Miguel, nas touradas à corda da Terceira e no Peter´s Café, na cidade da Horta.
Em relação à Terceira, o jornalista refere na estreita relação entre os seus habitantes e os toiros, referindo que são tema recorrente de conversa e o facto de existirem mais de 250 touradas à corda na ilha, um espectáculo que descreve como “ um touro, preso por uma corda segura por um grupo de homens, é solto nas ruas avançando para aqueles loucos suficientes para se colocarem à sua frente. E são muitos os loucos…”
Na sua passagem pela ilha, o jornalista assistiu a uma tourada na freguesia de S. Sebastião, destacando o ambiente relaxado e o sentido de comunidade que pode experienciar nesta manifestação de cultura popular “em que toda a vila participa”, escreve, descrevendo toda a interacção que se vive nestas ocasiões como “ os Açores na sua essência” muito diferente das imagens associadas às touradas espanholas e, especialmente, aos espectáculos de turismo em massa vividos em Pamplona.
Sobre as Setes Cidades, que diz ser o mais famoso “postal” do arquipélago”, destaca que apesar dessa condição, não se sente a presença do fluxo turístico, exemplificando a sua ideia com o facto de “sermos mesmo obrigados a desviar o carro para deixar passar um rebanho, uma prova que a agricultura é ainda a base da economia local”.
Quanto ao Faial, a condição da ilha como porte de abrigo de milhares de velejadores que fazem da Horta seu porto de abrigo desde o século XIX é o foco do autor, com o Peter´s Café no centro da história “o único local onde pude encontrar uma multidão nos Açores Açores”.
Da sua estadia nas ilhas açorianas Andrew McCarthy destaca a existência de um local, a apenas cinco horas da costa leste dos Estados Unidos, com paisagens “que rivalizam com as do Havai” mas onde a vida corre a um ritmo diferente do “mundo exterior”, baseada na tradição e num profundo sentido de comunidade onde as pessoas “se devem sentir contentes por estarem num local pequeno e calmos num mundo que tão grande e stressante”, equaciona. 
O jornalista norte-americano enaltece a segurança e a sensação de ser “levado na palma da mão pela Natureza”, um estilo de vida muito próprio e um povo “ao mesmo tempo, distantes e intimista, como o são normalmente todos os insulares, mas com uma singularidade que os destaca, muito à imagem do arquipélago onde vivem”.

Sem comentários:

Enviar um comentário