O Município de São Roque do Pico insere - se numa riqueza ambiental única, reflectida na elevada diversidade paisagística, à qual os valores da natureza e a intervenção humana sobre o território ao longo dos tempos propor cionaram características especiais.
Incentivar, pois, o pedestrianismo na sua dimensão turística é um desafio para a presente publicação, que ao dar a conhecer novos trilhos no Concelho visa instaurar novas rotas temáticas no segmento do turismo de natureza. Segmento esse que amplifica, assim, a afirmação de um património Regional de valor inigualável junto dos visi tantes e da população residente.
Inspirada por este espírito audacioso, a Câmara Municipal em união com outras instituições ligadas ao sector turístico tem vindo a criar condições para que se protejam os valores mais autênticos da região e para que as paisagens diversificadas e esteticamente atraentes sejam preservadas como zonas de equilíbrio biocultural. Paisagens necessárias ao desenvolvimento sustentado do território por serem locais de atracção e de diversifi cação da oferta turística do concelho, da observação da natureza, de tradições genuínas e costumes diferentes.
A selecção foi realizada após o levantamento dos percursos apresentados pela equipa técnica do ICAT (Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia) da Faculdade de Ciências/Universidade de Lisboa e após a realização de in úmeras saídas de campo com vista à sua validação. A escolha dos trajectos baseou-se na análise de um conjunto de critérios: o estado de conservação, a segurança, a selecção de, pelo menos, um percurso por freguesia, a ex istência de material de divulgação, painéis informativos, sinalética, a presença de valores naturais, paisagísticos e culturais relevantes e, a existência de singularidades.
Todos estes trilhos pedestres pertencem à rede de percursos recomendados nos Açores, devidamente homologa dos pela Direcção Regional de Turismo
.
.
Fonte : Municipio de São Roque
Sem comentários:
Enviar um comentário