CETS visa aumentar os benefícios do turismo para a economia local e monitorizar os fluxos de visitantes, para reduzir os seus impactos negativos.
O Parque Natural da Ilha de S. Miguel vai candidatar-se à Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas (CETS). O anúncio foi feito pelo Director Regional do Ambiente, João Bettencourt. O responsável adiantou que o galardão é atribuído pela EUROPARC, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, com cerca de 400 associados (entre parques, administrações de ambiente, outros organismos públicos e entidades privadas). A distinção já foi atribuída a 75 espaços protegidos, dispersos por oito países europeus.
A CETS visa aumentar o reconhecimento das Áreas Protegidas da Europa, como uma parte fundamental do património que deve ser preservado para as gerações presentes e para as vindouras. Pretende-se ainda o desenvolvimento sustentável e a gestão do turismo, dentro e em volta dos espaços protegidos, tendo em consideração as necessidades do ambiente, populações, empresários locais e visitantes.
Nesta perspectiva, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar deu início ao processo de adesão à Carta Europeia de Turismo Sustentável, da área que integra o Parque Natural de Ilha de São Miguel, que compreende os concelhos da Povoação e do Nordeste. Destaque para a Zona de Protecção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme incluindo, também, as Furnas.
O Director Regional do Ambiente revelou que esta iniciativa poderá estimular produtos turísticos específicos, que permitam a descoberta e o conhecimento da área, aumentando o conhecimento sobre o espaço protegido e as questões da sustentabilidade. Pretende-se, desta forma, assegurar que o turismo suporta, e não reduz, a qualidade de vida das populações locais, bem como aumentar os benefícios do turismo para a economia local e monitorizar os fluxos de visitantes, para reduzir os seus impactos negativos.
Recorde-se que, em Portugal, existem cinco parques com este galardão, designadamente o Parque Nacional da Peneda-Gerês e os Parques Naturais da Serra de São Mamede, Alvão, Montesinho e Douro Internacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário