A empresa Noberto Diver, sediada na ilha do Faial, apresenta como nova actividade turística o mergulho com tubarões. O interesse manifestado por turistas e operadores é já elevado. Mergulhar com tubarões é a nova aposta do turismo açoriano.
Norberto Serpa, responsável pela Noberto Diver, empresa sediada no Faial que se dedica ao mergulho e observação de cetáceos, foi pioneiro nesta área promovendo, já em 2010, algumas deslocações deste género.
Este ano fez uma primeira abordagem junto de operadores turísticos no salão náutico de Düsseldorf, na Alemanha, e a reacção dos mesmos foi extremamente positiva. "Trata-se de um novo pacote que chamou muita atenção. Esta actividade, mais cara do que qualquer outro produto no mercado açoriano, permite observar tubarões martelo e azuis nos bancos ao largo da costa das ilhas do Faial e Pico", afirma Norberto Serpa, acrescentando que os mesmos não representam qualquer perigo para as pessoas. "Não há registo, na Região, de qualquer incidente com tubarões. Mais facilmente causa perigo um peixe aranha ou uma raia", refere.
Há vários turistas interessados neste produto, afirma Noberto Serpa, estando já reservadas várias semanas dos meses de Verão para o mergulho com tubarões. Contudo, e por questões de segurança, "esta não é uma actividade para quem só tem carta de mergulho. Vai haver um código de conduta no qual a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Direcção Regional de Turismo estão a trabalhar. Os mergulhos serão acompanhados por guias com formação e os turistas serão seleccionados previamente. Na prática, vou trabalhar com reservas predefinidas, com pessoas que já têm uma noção da actividade". Este aspecto reveste-se de extrema importância já que será necessário atrair os tubarões para o local de mergulho.
Norberto Serpa acredita que esta actividade será uma mais-valia para a Região desde que feita com cuidado. "Somos o terceiro sítio do mundo onde se pode vender o mergulho com tubarões. É uma área com bom mercado."
Paralelamente, Norberto Serpa vai continuar com a actividade normal da empresa. Uma das actividades em que é pioneiro prende-se com a observação de baleias e golfinhos. "Temos uma nova embarcação com hidrofone, o que nos permite detectar a presença de animais. Somos acompanhados por uma bióloga experiente e fazemos programas de carácter mais científico. Estamos todo o dia no mar, oferecemos almoço ao nossos clientes e fazemos projecção de slides. Não temos mais do que 12 turistas a bordo pelo que é um trabalho mais personalizado". Noberto Serpa chama, por outro lado, a atenção para a falta de sensibilidade dos governantes em preservar algumas zonas sensíveis que são marca do nosso Arquipélago uma vez que continuam a ser aprovados projectos que não têm em consideração a paisagem envolvente. Diz, ainda, que "faltam zonas marítimas protegidas dedicadas em exclusivo ao turismo e sem exploração pesqueira".
Fonte:http://www.faialdigital.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2546:mergulho-com-tubaroes-e-nova-aposta-turistica-para-o-faial&catid=36:regionais&Itemid=37
Sem comentários:
Enviar um comentário