Sea Cloud II















Hoje, domingo, dia 17 de Abril, Ponta Delgada recebeu o luxuoso veleiro de cruzeiros Sea Cloud II. Gostaríamos de destacar a particularidade desta escala em virtude de se tratar do primeiro cruzeiro temático aos Açores no presente ano, ou seja, um cruzeiro com início e terminus em Ponta Delgada, no qual a Região Autónoma dos Açores é o destino do cruzeiro. Mais importante se torna ainda quando o mesmo navio findo o primeiro itinerário, voltar a realizar novo cruzeiro pelas ilhas dos Açores.
A operadora Noble Caledonia inicia o primeiro roteiro do Sea Cloud II, entre 16 e 24 de Abril de 2011, no qual os passageiros chegam a Ponta Delgada e regressam a Londres de avião. Do itinerário constam escalas no Faial, Flores, Corvo, Graciosa, Terceira, Pico e Santa Maria. Terminado o périplo inicial pelas ilhas, a Sea Cloud Cruises inicia novo cruzeiro em Ponta Delgada no dia 24, visitando Horta no dia 25 de Abril, Angra no dia seguinte e Vila do Porto a 27, terminando o roteiro no Funchal.
Construído nos estaleiros Astilleros Gondan, em Figueras, na Espanha, este luxuoso veleiro foi inaugurado no mês de Fevereiro de 2001. Tem como principais características 3 mastros com 24 velas, 117 metros de comprimento, 16 metros de largura, 5,4 metros de calado, desloca 3,849 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para 96 hóspedes com 60 tripulantes. Possui 4 decks de passageiros com um total de 48 cabines.









Em quase todos os aspectos diferente dos grandes transatlânticos que por cá aportam, este veleiro evoca a verdadeira experiência de navegação, utilizando para tal os seus 3 imponentes mastros e respectivas velas, numa clara tentativa de recuperar o estilo do seu antecessor, o Sea Cloud, construído nos anos 30 da década passada. Mais intimista, personalizado e com cariz vincadamente direccionado para a arte de navegar, realizar uma viagem neste navio é uma experiência verdadeiramente enriquecedora para os amantes do mar.
Ao nível do entretenimento a bordo, pouco mais existe do que um cantor acompanhado ao piano, nada de shows ao género da Broadway ou West End. O verdadeiro entretenimento está no prazer de assistir e participar nas manobras de um navio desta tipologia e, acima de tudo, desfrutar do prazer de navegar sentindo o silêncio da ausência de motores, com uma brisa na face ou contemplar o céu estrelado na serenidade do oceano.
Por todos estes predicados, será uma excelente oportunidade para os açorianos apreciarem um emblemático veleiro de cruzeiros, referenciado como um dos melhores do género na actualidade.

Fotos – Shipspotting & Shipparade.com
Fonte: André Velho Cabral Portos dos Açores

Sem comentários:

Enviar um comentário