A Quinta do Martelo

A Quinta do Martelo – nome que lhe advém de uma aldraba do Sec. XVIII que ainda ornamenta o portão principal – é uma propriedade situada a 5 kms da cidade classificada pela UNESCO como Património Mundial - Angra do Heroísmo - que conheceu o seu auge durante o ciclo da laranja. Aqui eram produzidos e encaixotados esses citrinos que a Europa consumia como produto japonês.
Mais tarde, após o declínio desse ciclo económico dos Açores, foram instalados lagares na Quinta para a produção de vinho e aguardente de nêspera, fruto que ainda hoje abunda nos 90.000 metros quadrados que constituíam a propriedade, lado a lado com muitas laranjeiras e outras árvores de fruto.
A partir de exaustivas recolhas e de vestígios encontrados e estudados, existem ainda áreas como oficinas de artes e ofícios tradicionais em vias de extinção, reconstituição de casas desde o princípio do povoamento e zonas da Quinta recuperadas e adaptadas a agricultura biológica, preservação de espécies autóctones de animais domésticos para uso da Quinta nas suas várias componentes.




Na Quinta do Martelo, classificada de Utilidade Turística pelo Governo Regional dos Açores, pretende-se repor um ambiente rural Terceirense genuíno, a começar pelas construções e adereços, até à gastronomia, meio envolvente de usos, costumes e aspectos festivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário