Açores na Rede Portuguesa de Museus


Museu Municipal da Ribeira Grande é o único museu dos Açores a integrar a Rede Portuguesa de Museus.
O Museu Municipal da Ribeira Grande já está integrado na Rede Portuguesa de Museus (RPM), após um longo processo de apreciação por parte do Instituto dos Museus e Conservação (IMC) e pela Secção de Museus e Conservação do Conselho Nacional de Cultura.
O Museu Municipal da Ribeira Grande, já com 25 anos de vida, é o único museu dos Açores a integrar a RPM, fazendo agora parte de um grupo de 137 entidades nacionais.
A entrega do certificado de credenciação ocorreu no passado dia 18 Maio, Dia Internacional dos Museus, no Museu dos Condes de Castro de Guimarães, em Cascais, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva.
Para o autarca, o processo de credenciação permite dar um passo importante para o enriquecimento do património cultural do concelho e da ilha e dos Açores. Ricardo Silva defendeu ainda que a credenciação constitui "um estímulo e uma mobilização muito grande, uma vez que demonstra o profissionalismo dos nossos técnicos, a satisfação das nossas propostas e o cuidado e a valorização dos nossos núcleos museológicos".
A credenciação de museus, de acordo com a Lei-quadro dos Museus Portugueses, consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos museus, tendo em vista a promoção do acesso à cultura e o enriquecimento do património cultural.
A cerimónia também contou com a credenciação de mais cinco museus de Lisboa, Cascais e Sintra.


Sem comentários:

Enviar um comentário