A campanha internacional para a promoção do Destino Açores pretende apostar também noutros mercados para dinamizar a fonte externa do turismo.
O desenvolvimento do sector turístico na Região dos Açores não pode ser dissociado do mercado nórdico. Os turistas nórdicos têm sido os responsáveis pelas positivas taxas de ocupação verificadas nas unidades hoteleiras açorianas, principalmente em S. Miguel, nomeadamente na denominada época baixa.
A retracção que se tem verificado no sector, nomeadamente os números negativos que o sector hoteleiro regional tem registado, é atribuída à diminuição de chegada de turistas nórdicos.
Actualmente, as taxas de ocupação hoteleira na época baixa são de facto inferiores àquelas que se registaram em anos anteriores. A situação para estes mercados tem, contudo, estabilizado.
Ainda recentemente, o Presidente do Governo regional se referiu a esta situação, dizendo que "em relação aos fluxos turísticos vindos da Suécia, há evidentemente uma tendência de estabilização. O mercado sueco é naturalmente limitado pela população ali residente e o investimento que temos ali feito e nos países nórdicos em geral (Suécia, Noruega, Dinamarca) com ligações directas asseguradas pela Sata Internacional, corresponde a um esforço de tentar estabilizar um nível para os fluxos turísticos para os Açores a partir da Europa do Norte".
A importância dos mercados nórdicos na internacionalização da região tem sido fundamental, do ponto de vista do lançamento da região. Neste sentido, o turismo nórdico tenderá a ser uma das componentes internacionais dos fluxos turísticos.
Contudo, Carlos César pretendeu também reforçar que o turismo açoriano não se limita a estes mercados, e neste sentido, o Governo Açoriano está a arrancar com uma campanha internacional de grande dimensão, dirigida a muitos países, de forma a diversificar a fonte externa do turismo.
O Governo dos Açores vai investir dez milhões de euros na promoção turística da Região, tendo sido já publicado o aviso do concurso público internacional destinado à aquisição de serviços de Produção, Planeamento, Execução, Acompanhamento e Compra de Espaço publicitário para a Campanha de Promoção do Destino Açores, para o ano de 2011.
O procedimento promovido pelo Executivo regional, que tem um valor global de quase oito milhões de euros, visa especificamente a promoção da Região nos mercados de Portugal Continental, Alemanha, Áustria, Holanda, Reino Unido, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Canadá e Estados Unidos da América, juntando-se esta verba aos dois milhões de euros que foram já destinados a um conjunto de outras iniciativas promocionais, como são os casos da participação em feiras da especialidade, ou o apoio a diversos operadores turísticos para reforço da oferta e captação de fluxos turísticos para o Arquipélago.
Sem comentários:
Enviar um comentário