"A Buraca" é uma iniciativa de Leonardo Ávila Silva, inaugurada no dia 11 de Novembro de 2007 e que deverá, obrigatoriamente, constar da rota de quem visita a "Ilha Montanha".
O nome de "A Buraca" teve a ver com a história da construção de uma cave onde era para ser construída a adega. Como para fazer uma cave é necessário escavar o solo e retirar o entulho, contactei um empreiteiro para o fazer, mas parte dele teve de ser retirado á mão e principalmente á noite. Eu para me deslocar até esse local comunicava á minha esposa a razão da minha saída de casa e ela principiou como que em ar de brincadeira a comentar "vens da buraco" ou "vais para o buraco" e daí até surgir o nome de buraca foi rápido.
Numa das minhas viagens a Lisboa constatei que havia uma terra com esse nome e então resolvemos atribuir á nossa adega Adega "A Buraca".
"A Buraca" para quem não conhece. é um empreendimento de enoturismo onde para além da loja de artesanato tem uma oficina de tanoeiro, uma tenda de ferreiro, ateliers ligados á palha, á lã e ao vime com o objectivo de mostrar ao visitante algumas actividades relacionadas com O vinho. Para além disso tem uma cozinha tradicional/industrial onde se fazem os doces e as compotas, produzidos a partir de frutas da própria adega. O bolo e o pão-de-milho aqui confeccionados, são servidos num outro edifício onde para além destes produtos temos a linguiça, a morcela, o queijo, o inhame, comidas que fazem parte dos pratos tradicionais açorianos, e que o visitante poderá provar. Terá também á sua disposição os vinhos, licores e aguardentes produzidos nos Açores.
Para além disso fazem parte deste empreendimento um espaço de engarrafamento das bebidas produzidas pela adega e dois outros edifícios, um deles destinado ao envelhecimento das aguardentes e do vinho verdelho e outro onde está instalado o lagar e é que serve de armazém ao vinho-de-cheiro. Para completar há um recinto destinado á animação.
Sem comentários:
Enviar um comentário