Caldeira de Santo Cristo já tem Centro de Interpretação Ambiental

Um filme sobre a evacuação pela Força Aérea dos sinistrados do sismo de 1 de janeiro de 1980 sobressai entre o que se pode ver no Centro de Interpretação da Caldeira de Santa Cristo, em S. Jorge, inaugurado Quinta-feira pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César.

O documentário de vinte minutos, da autoria de Paulo Henrique Silva e com imagens da própria Força Aérea, mostra a chegada dos helicópteros Puma e a retirada das pessoas depois do violento terramoto que matou pessoas em S. Jorge.O centro de interpretação exibe ainda outro filme sobre a fauna e a flora da Caldeira de Santo Cristo e da Fajã dos Cubres, zonas ambientais classificadas e inclui vários paineis.Instalado numa casa rural recuperada, o centro deverá funcionar entre Abril e Setembro, dando aos visitantes uma perspetiva do mundo das fajãs da ilha de S. Jorge.

Um gerador fornece energia à infraestrutura enquanto não é resolvido o problema do abastecimento de energia elétrica à localidade.Sem estrada de acesso, a Caldeira de Santo Cristo é uma pequena povoação da ilha de S. Jorge, encravada entre o mar e a rocha, onde chegaram a viver mais de noventa pessoas.

O sismo de 1980 acelerou a desertificação desta fajã - aonde se chega por dois trilhos; onde descendo a serra do Topo e outro a partir da Fajã dos Cubres - numa caminhada de mais de uma hora perante uma paisagem deslumbrante.

Atualmente, são poucos os que persistem em viver na Caldeira, apesar de o local - com uma lagoa onde se multiplicam ameijoas - ser muito procurado por jovens urbanos à procura da natureza, por praticantes de surf e turistas.


Sem comentários:

Enviar um comentário