FESTA DO VINHO DOS BISCOITOS


Há 20 anos a recriar a tradição em cenário próprio

A Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos, freguesia do concelho da Praia da Vitória, completa 20 anos de existência anual e consecutiva pela mão do Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense em parceria com o Museu do Vinho – Casa Agrícola Brum e a Fundação INATEL.

Trata-se de promoção do vinho local e recriação de costumes tradicionais ‘in loco’ que, entre 2 e 3 de Setembro, compreende vindima, pisa das uvas, bênção e prova do mosto, jantar dos vindimadores e, ainda, um colóquio temático.

É importante que as pessoas conheçam a história, os costumes e a tradição da sua própria terra. A afirmação é de Manuel Brito de Azevedo, responsável pelo Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense (GBCRT), sendo a ideia base da Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos, um evento anual promovido há 20 anos por essa mesma instituição no Museu do Vinho - Casa Agrícola Brum. (…)

À semelhança das edições anteriores, o vigésimo ano tem como programa festivo, intitulado “Vamos Vindimar”, a 3 de Setembro, a saída do Museu do Vinho para a vinha (14h30); carregamento das uvas e regresso ao Museu do Vinho (15h30); pisa das uvas (16h00); e bênção e prova do mosto (16h30).

São momentos vividos em género de quadros representativos dos costumes dos antepassados nos Açores cujos intérpretes fazem parte do GBCRT. Estão trajados a preceito e trabalham, cantam e bailam conforme a época. (…)

O público que costuma fazer-se representar, é da ilha Terceira havendo grande percentagem de americanos residentes na Base Aérea Nº4 nas Lajes.

Sabores do passado
Associada às práticas da vindima está a gastronomia. São pratos e sabores característicos de um povo que, embora simples e, por norma, com carências financeiras, conseguia garantir a sua subsistência alimentar de forma “deliciosa”.

Esta parte da festa, sublinha o presidente do GBCRT, segue igualmente à risca as condições de outrora, sendo o prato, os talheres e o copo substituídos pela tradicional folha de figueira, as mãos e a taladeira (tigela de barro).

À mesa irão estar pratos de veja e cavala seca, chicharros com cebolada, bolinhos de milho, favas escoadas, ovos cozidos, batata cozida com massa malagueta, e fruta da época nomeadamente melancia, uvas e figos.

Um verdadeiro “regresso ao passado”, confeccionado pelos elementos do Grupo promotor, para as cerca de duas centenas de pessoas esperadas no dia 3 de Setembro, a partir das 17h00, no Museu do Vinho – Casa Agrícola Brum, freguesia dos Biscoitos, concelho da Praia da Vitória, parceira do evento em conjunto com a Fundação INATEL.

Para entrar no Jantar dos Vindimadores da XX Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos, é obrigatório possuir a taladeira cujas peças estarão à venda no local a preço simbólico. 

A seguir ao momento gastronómico, pelas 18h00, estão previstos baile e animação musical a cargo do GBCRT.
No dia anterior, 2 de Setembro, o programa será preenchido pelo Colóquio “A Saúde e o Vinho”, proferido pela médica-nutricionista, às 21h00, seguindo-se um “Biscoito d’honra” com o patrocínio da Casa Agrícola Brum e animação musical.

Sem comentários:

Enviar um comentário