O “Summer Course sobre Inovação em Turismo e Desenvolvimento Regional Sustentável, que se realizou em Ponta Delgada, por iniciativa do Observatório Regional do Turismo dos Açores, deixou um conjunto de conclusões e conselhos dirigidos aos agentes turísticos públicos e privados como contributo para enriquecer a estratégia do turismo dos Açores.
As recomendações dos especialistas que participaram na iniciativa do Observatório do Turismo foram apresentados na sessão de encerramento que contou com a presença do Director Regional do Turismo, Miguel Cymbron.
Victor Ambrósio da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, utilizando como metáfora as seculares Romarias Quaresmais que se realizam em S. Miguel que considerou serem o “paradigma do comportamento do turista num futuro próximo”.
Para o especialista, “à semelhança dos peregrinos que percorrem as igrejas e ermidas da Ilha de S. Miguel, as necessidades e expectativas do turista no futuro apontam para um interesse cada vez maior na sua individualidade”.
Victor Ambrósio sublinhou a “importância das experiências novas que os destinos turísticos são capazes de proporcionar”, acrescentando que não tem dúvidas acerca das motivações do turista de hoje “que se não deixa seduzir por destinos, mas pela descoberta ou conjunto de descobertas possíveis de concretizar” nos destinos turísticos para onde pretende passar as suas férias.
Michel Sudarskis, Secretário Geral da Associação Internacional de Desenvolvimento Urbano, responsável pela apresentação das recomendações e contributos para a “Revisão da Estratégia do Turismo para os Açores, capaz de assegurar a competitividade e sustentabilidade do destino” e que aponta para a identificação de erros que comprometem e impedem o destino Açores de se afirmar como um destino de excelência e sustentável”.
As recomendações que foram apresentadas, de acordo com Carlos Santos, Presidente do Observatório do Turismo dos Açores, ainda vão ser considerados, numa segunda fase, para recolha da opinião das entidades públicas e privadas do sector do turismo com o propósito de “encontrar uma estratégia consensual”.
Os 13 Técnicos nacionais e estrangeiros que estudaram a hotelaria regional, consideraram que “os Açores precisam de se afirmar no mercado internacional como um produto de diversificação com multiplos e distintos productos”.
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