Entre Novembro e Fevereiro Parque Natural da Terceira dá a conhecer reservas e protecções

O mais recente parque natural de ilha dos Açores, o da Terceira, acaba de apresentar um programa de actividades. Ocupando 22% da área terrestre, além de zonas marinhas, a Parque da Terceira quer dar a conhecer às populações as suas mais valias de defesa ambiental, bem como as restrições da nova regulamentação.

Foi, quinta-feira de manhã, apresentado um programa de actividades para dar a conhecer o mais recente parque natural de ilha dos Açores, o da Terceira. Uma visita guiada, duas exposições e três trilhos pedestres são as iniciativas previstas na iniciativa “Parque Aberto” a partir do dia 27 de Novembro e que se prolonga até 26 de Fevereiro.
O objectivo é informar sobre os objectivos e as regras que o Parque Natural de Ilha pressupõe, informando sobre as reservas, os monumentos e as áreas protegidas que o compõe, além das estruturas de apoio existentes.
Segundo Sónia Alves, a directora do Parque de Ilha da Terceira, que ocupa cerca de 22% da área terrestre da ilha, além de zonas marinhas, o “Conheça o Parque Natural da Terceira” é uma estreia: “o Parque Natural da Terceira foi criado em Abril – o último dos parque naturais criado nos Açores – e à semelhança do que vai acontecer nos restantes parques da região, apresentamos o programa «Parque Aberto», um dos primeiros programas para dar a conhecer o parque”.
Presente na sessão de informação esteve o director Regional do Ambiente que, recordando que os parques vieram “regulamentar a rede regional de áreas protegidas”, definiu-os como “novos instrumentos de gestão que permite congregar todas as classificações proteccionistas” existentes.
“Para proteger é necessário conhecer”, sublinhou João Bettencourt, acrescentando que “é nesse sentido que lançamos aqui esta iniciativa, que pretende dar a conhecer todas as áreas protegidas espalhadas pelo arquipélago”.
Conhecer para proteger
 O “Parque Aberto” vai acontecer, explicou a sua directora, quer no espaço do parque, quer nas instalações da ecoteca, em Angra do Heroísmo: “queremos levar as pessoas ao parque natural ou trazê-las às nossas instalações para que o possam conhecer, saber qual o património natural que é protegido, quais os seus limites. Só conhecendo é que se pode despoletar a vontade nas pessoas de o proteger”.
Criado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 11/2011/A, de 20 de Abril, o parque natural é definido como a unidade de gestão base da Rede Regional de Áreas Protegidas. Uma protecção que congrega “interdições e restrições à prática de determinadas actividades nas áreas do parque natural”, explicou adiantando que este agrega regulamentação diversa que até então existente.
Questionada sobre quais as novidades em termos de interdições: “a nova regulamentação, em termos de interdições ou condicionalismos, não apresenta grandes novidades ao que já existia anteriormente. A maioria das áreas já eram classificadas ao abrigo da legislação anterior, quer pela rede regional de áreas protegidas que existia anterior, quer pela classificação da Rede Natura 2000 e outras medidas que existiam. Portanto, nesse aspecto, apenas veio agregar todas essas áreas, passando a haver uma gestão única”.
Visita guiada, exposições e trilhos pedestres
No dia 27 de Novembro, está assim agendada a visita guiada ao circuito de visitação das Furnas do Enxofre, entre as 14H00 e as 16H30.
De 12 a 16 de Dezembro, entre as 9H00 e as 12H30 e as 14H00 e as 17H30, os serviços montam na ecoteca dos Serviços do Ambiente da Terceira, na rua da Galo, uma exposição colectiva de fotografia da natureza, resultante da organização de um RAVE (Rapid Assessment Visual Expedition) ao interior da ilha pela Universidade dos Açores, que esteve patente no Museu de Angra do Heroísmo.
Neste mesmo sítio, a 17 e 18 de Dezembro, entre as 14H00 e as 18H00, será oferecido chá de plantas aromáticas.
Uma segunda exposição, intitulada “Conheça o Parque Natural da Terceira”, será montada no mesmo local a 11 e 12 de Fevereiro, com horário de visitação das 14H00 às 18h00.
Em Janeiro, no dia 14, o primeiro de três trilhos pedestres vai à costa da Serreta; o segundo, a 28 de Janeiro, à costa das Contendas; e o terceiro, a 26 de Fevereiro, à vinha dos Biscoitos.
Os interessados poderão obter informações ou efectuar inscrições através dos contactos: 295 403 800 ou parque.natural.terceira@azores.gov.pt.
Caldeira da Serra de St.ª Bárbara interdita
 A novidade que surge com a criação do Parque Natural de Ilha da Terceira vai para a criação de uma reserva integral, ou seja, em que há proibição de entrada.
Isso mesmo referiu a responsável pela unidade, Sónia Alves: “entre as áreas de reserva natural, temos uma reserva natural integral: a Caldeira da Serra de Santa Bárbara”.
Aqui, “é mesmo proibida a entrada e permanência, salvo algumas excepções devidamente autorizadas”, acrescentou.
A justificação, avançou, está na presença de “ecossistemas praticamente inalterados. É o ex-libris deste parque natural e, se calhar, dos parques naturais dos Açores”.
“É um espaço que não sofreu praticamente alterações, em que não se verifica as presença de espécies exóticas e em que o património natural está no seu estado mais «natural»”.
O “acesso difícil e perigoso” funciona, refere, como uma factor natural de protecção, apesar de não ter limites físicos que proíba efectivamente a entrada na zona.

Sem comentários:

Enviar um comentário