Palácio dos Capitães Generais

Palácio Capitães Generais - Fachada principal

O Palácio dos Capitães Generais está localizado no centro histórico de Angra do Heroísmo.

Este edifício foi mandado construir por alvará de D. Sebastião para a Companhia de Jesus que foi fundada na ilha pelo padre Leão Henriques, em 1570.

Além dos edifícios que hoje se conhecem - o Palácio e a Igreja - havia o Colégio dos Estudos, que foi demolido em 1940, dando lugar ao Largo do Colégio.

Palácio Capitães Generais - Interior
Extinta a Companhia de Jesus, em 1759, por decisão do Marquês do Pombal, o colégio dos Jesuítas de Angra foi, também, fechado ficando os seus bens incorporados na Coroa.
Em 1766, por Carta Régia, o edifício passou a servir de residência aos Governadores e Capitães-Generais da ilha, sendo o último detentor do cargo o conde de Vila Flor, em 1829/31. Foi ainda sede da Regência do Reino de Portugal, presidida por Palmela, tornando-se Paço Real por D. Pedro IV lá ter residido. Em 1901 recebeu os reis D. Carlos e D. Amélia.

Ao longo do século XX, serviu vários fins, tornando-se residência do governador e sede do Governo-geral. O sismo de 80 danificou profundamente o edifício que depois foi totalmente reconstruído viu reconvertidos os seus espaços para alojar a Secretaria Regional da Educação e Cultura. Atualmente é sede da Direção Regional de Organização e Administração Pública.


A igreja integrada no palácio data de meados do século XVII e é o reflexo da Igreja da reforma católica influenciado pelo gosto de decorativos das Índias. Tem uma fachada monumental e sóbria, no cimo de uma ampla escadaria, e no seu interior um rico espólio em talha dourada e azulejaria.

Fontes:
CMAH

Sem comentários:

Enviar um comentário