Carnaval

Carnaval nos Açores

 
O carnaval dos Açores é diferente do continente Português, contudo é muito rico em tradições. O carnaval dos açorianos é  entrudo, marchas, danças, bailes e bailinhos. Constitui um misto de todos estes elementos, e onde reina principalmente a alegria e a vivacidade dos açoreanos. O Carnaval também varia de ilha para ilha.
 
 Ilha Terceira
O carnaval da Ilha Terceira é vivido pelos terceirenses com muita intensidade, independentemente da origem do Carnaval da Ilha Terceira, não restam dúvidas que  é uma manifestação cultural muito apreciada e também muito diferente de outras maneiras de festejar o Carnaval noutros locais e noutros países. É cada vez mais frequente a procura e visita de turistas neste época.
São as marchas,  bailes e bailinhos, as danças de espadas e pandeiros, que levam às pessoas o carnaval. Um pouco por toda a ilha, milhares de pessoas vão assistir a um teatro popular típico de carnaval, que ironiza o dia a dia açoriano e as figuras políticas regionais.
 
 
Ilha de São Miguel
O carnaval em São Miguel caracteriza-se pelos tradicionais bailes no Coliseu Micaelense, que estão presentes já há muitos anos, com milhares de pessoas vestidas a rigor, dançando pela noite dentro. Estes bailes de carnaval extendem-se a todos os concelhos da ilha.
 
 

Ilhas Graciosa, São Jorge, Sta Maria, Faial, Pico, Flores e Corvo:

Na Graciosa, Sta Maria, Pico, São Jorge, Faial, Corvo e Flores, são os bailes e matinés que aninam as várias centenas de pessoas que, trajadas a rigor, vestem fatos e fantasias de carnaval. Estes alegres convívios, são acompanhados pelos doces típicos da época de carnaval, como as filoses, malassadas e cuscorões, os licores e as bebidas típicas de cada ilha (em todas as ilhas é habitual a confeção de doces típicos nesta época). No Pico o teatro popular dos bandos, satiriza o quotidiano dos gentes do Pico. Nos Açores as escolas festejam também o carnaval com desfiles pelas vilas dos concelhos, onde participam alunos, professores, auxiliares e membros do concelho diretivo.
 


 
Fonte:
http://www.festacarnaval.com/carnaval-dos-acores/
http://carnaval.ilhaterceira.net/
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário