Os Açores possuem 71 classificações ambientais atribuídas por entidades internacionais, entre as quais duas Áreas Património da Humanidade, três Reservas da Biosfera, 13 Áreas RAMSAR, 12 Áreas OSPAR e um Geoparque único no mundo, que abrange todo o arquipélago, além de quase quatro dezenas de zonas integradas na rede Natura 2000.
A excelência da qualidade ambiental dos Açores é reconhecida também por mais de uma dezena de prémios e menções nacionais e internacionais, atribuídos pelas mais conceituadas revistas e organizações da especialidade.
A Secretaria Regional dos Recursos Naturais tem por função promover e implementar a conservação da paisagem, da natureza e da biodiversidade por forma a garantir e reforçar as diversas certificações atribuídas aos Açores.
Esta função compete à Direção Regional do Ambiente que, além da Conservação da Natureza, atua nas áreas dos Recursos Hídricos, Resíduos, Ordenamento do Território e Educação Ambiental.
Para a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, a singularidade e a diversidade da paisagem, a par dos valores culturais e sociais do seu povo, são fatores essenciais de satisfação para quem visita as ilhas açorianas, sendo o património natural um dos seus principais elementos identificadores e diferenciadores.
Promover a preservação deste património é também contribuir para a melhoria das condições de vida das populações locais.
Nesse sentido, a implementação das Convenções e Diretivas Comunitárias na Região, a recuperação de habitats, a valorização das espécies endémicas como produto transacionável, o combate às espécies exóticas invasoras, a manutenção e a reabilitação da rede de trilhos pedestres são as principais ações e medidas a tomar nesta legislatura na área da Conservação da Natureza
Até 5 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais divulga as diferentes áreas de atuação no sentido de responder às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de crescimento das gerações futuras.
A RTP-Açores vai exibir três filmes produzidos pela Direção Regional do Ambiente, que podem ser vistos nos dias 3 de junho, às 21h45, 4 de junho, às 22h30, e 5 de junho, às 22h00.
Sem comentários:
Enviar um comentário