56º Aniversário da Erupção do Vulcão dos Capelinhos


Há 56 anos surgiu do mar o primeiro vulcão submarino a ser observado durante toda a sua atividade, longos 13 meses para quem viveu essa experiência. Esta erupção marcou  a vida das pessoas que a testemunharam levando a uma emigração de quase metade da população Faialense. Com os ventos as cinzas chegaram a outras ilhas nomeadamente Pico e S. Jorge. A ilha cresceu 2,4 km2 dos quais já só resta 1/4 dessa área, devido à erosão. 
O Farol dos Capelinhos sofreu danos e uma parte ficou soterrada, tendo sido requalificado na altura da construção de Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos que foi inaugurado em 16 de Agosto de 2008 através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais. 
O Parque Natural do Faial é a entidade responsável por todas as áreas protegidas da ilha sendo uma delas o Vulcão dos Capelinhos e foi recentemente galardoado com uma Menção Especial do Prémio Nacional de Paisagem 2012 para o projeto Proteção e Gestão da Paisagem do Vulcão dos Capelinhos, e este ano para a comemoração do aniversário, oferece vários vales de desconto até 24 de Outubro de 2013 em todos os seus pólos a quem visitar o Centro no dia 27 (hoje) das 9h30 às 16h30 e no dia 28 (amanhã) das 14h às 17h30.


Fonte da imagem: http://www.jornalacores9.net/atualidade/governo-apoia-comemoracoes-dos-55-anos-do-vulcao-dos-capelinhos/

Laura Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário