Inventário do Património Imóvel Jorgense em livros



 A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, em conjunto com o Instituto Açoriano de Cultura, promoveu, na Vila da Calheta, a apresentação pública dos mais recentes volumes da coleção do Inventário do Património Imóvel dos Açores.

Os dois livros, que são referentes aos concelhos das Velas e da Calheta, na ilha de São Jorge, constituem o 14.º e o 15.º volumes desta coleção.

Em nota enviada à comunicação social, o Instituto Açoriano de Cultura (IAC) refere que a publicação destes dois livros, "torna-se acessível ao público em geral toda a informação recolhida correspondente às 222 espécies inventariadas que caracteriza o significativo património arquitetónico dos concelhos de Calheta e das Velas".

Estes livros incluem informação cartográfica, fichas descritivas individuais e um pequeno glossário, além de numerosas imagens e textos complementares de natureza diversa.

Nos textos, destacam-se contributos de caráter introdutório da responsabilidade dos editores, bem como ensaios de enquadramento histórico, da autoria de Avelino de Freitas de Meneses e António Santos Pereira, e ainda estudos realçando a riqueza arquitetónica das espécies inventariadas, assinados por José Manuel Fernandes e João Vieira Caldas.  

Ver reportagem em: http://www.obreves.com/noticias/ver.php?id=2419 

Fontes:
http://www.obreves.com/noticias/ver.php?id=2419
http://www.obreves.com/noticias/ver.php?id=238
http://www.azoresdigital.com/noticias/ver.php?id=18619




Sem comentários:

Enviar um comentário