Roteiros Culturais dos Açores – Património Baleeiro

Apresentação dos Roteiros no Museu de Angra do Heroísmo

De forma a recordar a importância do Património Baleeiro nos Açores, o Observatório do Mar dos Açores (OMA) desenvolveu um trabalho de levantamento/investigação para a Direcção Regional da Cultura, designado como Inventário do Património Baleeiro Imóvel (IPBIA). Carla Dâmaso, membro da direção do OMA e responsável pela coordenação e produção do IPBIA, afirma que “Embora seja no Pico e no Faial que a baleação está mais enraizada, é algo inerente à cultura açoriana”. Estes roteiros vêm reavivar uma memória presente em todas as ilhas dos Açores, apesar de não ter tido a mesma expressão em todas elas.

Fábrica da Baleia de Porto Pim

Actualmente estão musealizadas três fábricas, no Pico, Faial e Flores, de forma a preservar a memória de uma actividade económica que morreu, quase, de forma natural nos Açores. Carla Dâmaso afirma que “Existe por vezes aquela ideia de que a baleação acabou porque foi imposta uma proibição, mas, na verdade, ela já tinha acabado, porque não se apresentava como sustentável”.
Neste momento, ao visitar um Quiosque de Turismo da ART poderá encontrar os diversos Roteiros Culturais dos Açores, nomeadamente os de Património Baleeiro em São Miguel e Santa Maria; Terceira, Graciosa e São Jorge; Flores e Corvo.
Roteiros
Sara Luís

Sem comentários:

Enviar um comentário