Zona de Protecção Especial do Ilhéu da Vila e Costa Adjacente



A Zona de Protecção Especial do Ilhéu da Vila e Costa Adjacente está situada a noroeste da ilha de Santa Maria, ocupando a linha de costa que vai desde a Ponta do Malmerendo à Cagarra.
O Ilhéu da Vila, especialmente importante para a nidificação de aves marinhas migratórias ameaçadas, encontra-se a cerca de duzentos metros da costa, a poente de Vila do Porto.
Para além de ser um espaço dos mais importantes dos Açores para a nidificação de aves marinhas protegidas, a Zona de Protecção Especial do Ilhéu da Vila e Costa Adjacente também comporta vegetação perene das praias, de calhaus rolados e falésias com flora endémica das costas macaronésicas.
Aqui nidificam algumas aves marinhas protegidas tais como: o Cagarro (Calonectris diomedea borealis), o Frulho (Puffinus assimilis baroli), Garajau-rosado (Sterna dougalii), Pombo-torcaz-dos-Açores (Columba palumbus azoricus), Alma-negra (Bulweria bulwerii), Milhafre (Buteo buteo rothchildi), Estrelinha (Regulus regulus azoricus), entre muitas outras.
Neste local ainda se encontram algumas espécies da flora endémica dos Açores e protegidas pela directiva Habitas e Convenção de Berna tais como: a Não-me-esqueças (Myosotis marítima) e a Spergularia azorica, as quais evidenciam a riqueza ecológica desta Zona de Protecção Especial integrada na Rede Natura 2000.


Fonte:http://www.exploresantamaria.com.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=18


Sandra Amaral

1 comentário:

  1. No Algarve se segundo se diz em parte do Alentejo a maior parte dos passarinhos dos campos estão extintos ou em vias de extinção.

    Piscos, totinegras, felosas..., acabam nas frigideiras dos particulares, de bares e de restaurantes, comidos pelos apreciadores que não se importam com o bem comum, nem com a morte da natureza.
    não poderá haver maior protecção das aves?

    ResponderEliminar