Parques naturais dos Açores promovem 140 atividades em 2014



Os parques naturais dos Açores desenvolvem, este ano, perto de 140 atividades pedagógicas e de lazer repartidas pelas nove ilhas do arquipélago.
 

Lançada recentemente, a agenda ambiental dos nove parques naturais - criados pelo executivo açoriano para gerir as áreas protegidas de cada ilha - agrega, pela primeira vez, todas as ações que estas unidades e seus parceiros realizam ao longo de 2014.
Ao todo, além das 137 atividades assinaladas, a agenda calendariza ainda seis campanhas que decorrem paralelamente, como o "SOS Cagarro" e "Açores Entre Mares", os concursos "Eco Freguesia" e "Miosótis", a "Semana dos Resíduos" e o programa "Eco-Escolas".
Operacionalizadas pelos parques naturais, as ações são promovidas com o acompanhamento da Sociedade de Gestão e Conservação da Natureza - Azorina, SA, empresa responsável pela coordenação dos projetos de educação e sensibilização ambiental desenvolvidos pelas ecotecas e centros ambientais da rede, sob tutela da Secretaria Regional dos Recursos Naturais.
A agenda surge no âmbito do programa "Parque Aberto", uma iniciativa de divulgação dos eventos de cada parque açoriano que tinha anteriormente com uma duração de cerca de dois meses é agora alargada a todo o ano.
A nova publicação, enquadrada no Plano Regional de Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA), visa uma disseminação de "boas práticas ambientais" através da "agregação" de todas as ações.
"Através da dinamização das atividades presentes nesta agenda, desejamos não só despertar toda a comunidade para a adoção de boas práticas ambientais, como também dar a conhecer o nosso património natural, com o objetivo de que todos possamos contribuir para a sua preservação, promoção e valorização", referem os promotores.
As ações, de cariz "ambiental, científico e sociocultural", incluem percursos pedestres, passeios interpretativos, palestras, visitas guiadas, 'birdwatching', degustações, ateliês, exposições, atividades desportivas, 'peddypapers', hidroginástica, tertúlias, colóquios e ainda música.
A agenda pode ser consultada em http://issuu.com/parquesnaturaisacores/docs/parque_aberto_2014_agenda_anual que, segundo os promotores, será divulgada ao pormenor nas "agendas mensais do programa, 'newsletters' dos parques naturais, no 'website' e na rede social Facebook".

Fonte:http://www.acorianooriental.pt/noticia/parques-naturais-dos-acores-promovem-140-atividades-em-2014

Sandra Amaral

Sem comentários:

Enviar um comentário