A edição de 2014 do Walk &Talk Azores
– Festival Internacional de Arte Pública regressa de 18 de Julho a 3 de Agosto
e ocupará paredes, ruas e vários espaços culturais na ilha de São Miguel com um
programa alargado de intervenções artísticas, a cargo de mais de meia centena
de criadores nacionais e estrangeiros.
Um festival artístico ímpar, com impacto alargado à captação de turistas
criativos para a região e que será destacado, de 12 a 16 de Março, no âmbito da
representação dos Açores como destino nacional convidado na BTL – Bolsa de
Turismo de Lisboa.
Criado em 2011 pela Anda&Fala – Associação de Interpretação Cultural, o
Walk&Talk tem contribuído para inscrever os Açores no roteiro internacional
dos eventos artísticos, graças ao impacto positivo que angariou junto dos
criadores, nacionais e estrageiros, que já participaram nas três edições do
festival.
Públicos que à partida não teriam os Açores como destino prioritário
descobrem no exotismo natural e na autenticidade das gentes do arquipélago um
contexto singular para a criação.
Atractivos que a organização do Festival Walk&talk potencia através de
residências artísticas, modelo de participação propício à partilha e à
co-criação, que perfilam os artistas convidados como embaixadores de excelência
do destino, capazes de ampliar o impacto positivo da sua experiência no
universo cultural e artístico, um contexto notoriamente percursor de
tendências.
A presença do Festival Walk&Talk Azores na BTL destaca a tendência de
crescimento do Turismo Cultural no mercado Europeu, em particular a emergência
dos novos turistas criativos, como oportunidades à inovação da oferta turística
da região.
Aclamados como um destino de excepção para o turismo de natureza, os Açores
somam à sua beleza natural uma dinâmica cultural que ascende em equilíbrio com
a diversidade, a autenticidade e a serenidade que lhes são inatas.
«A nossa presença neste certame destaca a relevância que o Walk&Talk
tem vindo a assumir no contexto turístico regional, um sector estratégico à
inovação e ao desenvolvimento dos Açores. Além disso, a promoção de um destino
através da conjugação dos seus valores naturais e artísticos, traduz uma
colaboração relevante e sustentável para ambos os sectores, quer o do turismo,
quer o da cultura», comenta Jesse James, director criativo do Festival
Walk&Talk Azores em conjunto com Diana Sousa.
Ao invés de recorrer a um stand, «Estendal» de Xavier Almeida é a obra que
assinala a participação do Festival Walk&Talk na BTL. Nenhum visitante
ficará indiferente a este objecto do quotidiano, ampliado e transformado em
escultura interactiva, onde serão «estendidos» postais com fotografias dos
trabalhos criados ao longo das três edições do evento e que hoje integram «o
museu de arte pública» de São Miguel, num circuito aberto e acessível 365 dias
por ano.
«Convidamos os visitantes da BTL a conhecerem o nosso projecto e a
descobrirem de que formas a criatividade, as artes e os seus criadores, estão a
contribuir para tornar os Açores um local de visita obrigatória», conclui Jesse
James.
A abordagem ao tema Turismo Criativo será reforçada com a apresentação
«Festival Walk&Talk Azores: Case study de Turismo Criativo», que decorrerá
no dia 12 de Março, pelas 15:30 no stand do Turismo dos Açores, localizado no
Pavilhão 1 da FIL.
A apresentação conta com a intervenção de Jesse James, que dará a conhecer
o festival e as novidades da edição de 2014, entre as quais se destacam a
criação do Roteiro Interativo Walk&Talk, uma aplicação para telemóveis que
mapeia e documenta o circuito de arte pública de São Miguel. Uma ferramenta
atractiva, funcional e de utilização gratuita que está a ser desenvolvida em
parceria com a marca MEO e cujo propósito é maximizar a experiência criativa
dos turistas e dos próprios locais.
João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira são os artistas convidados a
partilharem testemunhos sobre a participação no Festival Walk&Talk e a
apresentarem o seu projecto «Rumor», a obra que resultou num roteiro
catalográfico e artístico de São Miguel, com efeito viral e impacto alargado ao
universo artístico nacional.
José Carvalho é outro dos artistas em cartaz na BTL com a missão de traduzir
numa obra inédita, criada de 12 a 16 de Março à vista dos visitantes, as
emoções e as experiências propiciadas pela sua estadia no Vale das Furnas em
São Miguel. Uma activação artística que nasce da parceira entre o Grupo
Bensaude Hotels e o Festival Walk&Talk, com o objectivo de promover um dos
equipamentos hoteleiros mais emblemáticos do país, o Terra Nostra Garden Hotel.
Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=690145
Sandra Amaral
Sem comentários:
Enviar um comentário