Geossítio - Fajãs do Ouvidor e da Ribeira da Areia



As fajãs do Ouvidor e da Ribeira da Areia, em conjunto com a fajã das Pontas, constituem as únicas fajãs lávicas (ou deltas lávicos), existentes na costa norte da ilha de São Jorge, localizadas na freguesia do Norte Grande, concelho de Velas.

A fajã do Ouvidor está associada a escoadas lávicas basálticas s.l. emitidas do Pico Areeiro, um cone vulcânico fixado na cordilheira vulcânica central, a cerca de 3 km de distância que se formou há cerca de 2530 anos.

Esta é uma das maiores fajãs lávicas da ilha, servida de um bom  porto que auxilia algumas embarcações de recreio e de pesca. 

Possui as principais zonas balneares aí existentes que correspondem a várias poças, as piscinas naturais, a maior e mais conhecida é a Poça de Simão Dias.

Apresenta ainda disjunções prismáticas nas suas arribas e algumas grutas litorais, a maior das quais é a Furna do Lobo, com mais de 50 metros de comprimento.

Fontes: Eva Almeida Lima; João Carlos Nunes; Sara Medeiros e Diana Ponte, 2013, Ponta Delgada/ Geodiversidade e Geossítios da ilha de São Jorge.
http://www.azoresgeopark.com/geoparque_acores/geossitios.php?id_geositio=35

Elisabete Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário