O Farol da Ponta da Ilha, vulgarmente conhecido como Farol da Manhenha, data de 1946 e está localizado no lugar da Manhenha, na freguesia da Piedade.
É um edifício de arquitectura sóbria, com linhas rectas cuja construção data do século XX. Este edifício e seus anexos encontram-se dentro da área de Paisagem Protegida para Gestão de Recursos da ilha do Pico.
Apresenta uma construção em forma de U que inclui a parte destinada a habitação dos faroleiros e o próprio farol que se localiza na parte central. Todo o edifício apresenta, com exclusão da torre, um só piso, as paredes são rebocadas e pintadas a branco com a excepção do soco e molduras dos vãos que são de cor escura.
O corpo da base do "U" encontra-se ligeiramente saliente em relação ao restante edifício, sendo a cobertura feita em chapa ondulada, (para melhor resistência aos ventos) com excepção dos beirais que são em telha de meia-cana de produção industrial.
A torre do farol em si, apresenta-se como uma torre prismática branca com dezanove metros de altura de planta quadrangular, com os cantos facetados, sendo rematada por uma cornija que se encontra apoiada numa cachorrada. No cimo da torre encontra-se a lanterna, em metal, circular, encimada por uma cúpula.
Encostado a esta torre encontra-se um pequeno corpo, com construção rectangular, dotado por uma cobertura de três águas em chapa ondulada, formando uma pequena sala de entrada. Existe também uma ligação entre a torre e o corpo principal interior do "U", com cobertura de duas águas em chapa ondulada.
Sem comentários:
Enviar um comentário