Ermidas do Monte da Ajuda, em Santa cruz da Graciosa

Conjunto de três ermidas distribuídas em torno da cumeira do Monte da Ajuda, de onde se usufrui uma vista privilegiada sobre a vila de Santa Cruz e sobre parte da ilha. Todas se inserem em adros murados.
Ainda existe o antigo caminho empedrado e murado que fazia a ligação entre a vila de Santa Cruz e o topo do monte, junto à ermida de Nossa Senhora da Ajuda, onde existe uma correnteza de construções que pode corresponder a uma antiga casa de peregrinos. No muro do terreiro fronteiro a esta correnteza e no muro do adro da ermida de Nossa Senhora da Ajuda há cruzes em pedra. No canto posterior esquerdo do adro desta ermida, junto à capela-mor, há uma vigia de baleia com a data "1959" sobre a porta.

As três ermidas são de uma só nave, com capela-mor acessível por um arco triunfal assente em impostas e pés-direitos com bases salientes. As sacristias, de pequenas dimensões, comunicam directamente com a capela-mor e têm lavabos, embora o da Senhora da Ajuda seja muito mais elaborado. De uma forma geral contêm os mesmos elementos compositivos, apesar de evidenciarem obras de épocas diferentes e não terem a mesma qualidade arquitectónica. Todas as ermidas têm banquetas diferentemente distribuídas em torno das fachadas. Destaca-se a ermida de Nossa Senhora da Ajuda, de origem gótica/manuelina.

Ermida de Nossa Senhora da Ajuda

Os volumes da ermida de São Salvador destacam-se pela clara marcação dos cunhais e das faixas sob as cornijas em cantaria à vista. Na ermida de São João são de assinalar as duas portas da nave (axial e lateral), com as arestas das molduras chanfradas, e a banqueta contínua nas fachadas principal e laterais.

Ermida de São João
Todas as ermidas são construídas em alvenaria de pedra rebocada e pintada de branco, com os cunhais, as cornijas, as molduras dos vãos e os elementos decorativos em cantaria à vista. As coberturas são de duas águas, protegidas por platibandas boleadas no topo. As coberturas da ermida de São Salvador e da capela-mor de Nossa Senhora da Ajuda, não telhadas, são rebocadas e pintadas de branco.

Ermida de São Salvador

Fonte: http://www.inventario.iacultura.pt/graciosa/santacruz_fichas/41_27_150.html

Sem comentários:

Publicar um comentário