Ilhéu da Praia

     O ilhéu da Praia localiza-se na Vila da Praia, na ilha Graciosa a cerca de 1,5 Km da orla costeira. É um local que se destaca pela grande diversidade de colónias de aves marinhas que nele nidificam, como também pelos variados endemismos açorianos, no que se refere à sua cobertura vegetal, que lhe confere uma posição de destaque sobre os demais ilhéus do arquipélago.
                Das espécies que la nidificam, distinguem-se: o Cagarro (Calonectris diomedea borealis), o Garajau-rosado (Sterna dougallii), o Garajau-comum (Sterna hirundo), o Frulho (Puffinus baroli baroli) e o Paínho-da-Madeira (Oceanodroma castro). Além destas, muitas outras espécies protegidas internacionalmente, ocasionalmente, acabam por recorrer a este ilhéu para nidificar.



                O facto de no Ilhéu da Praia existir toda esta importante fauna, cativou o acompanhamento por parte da comunidade científica, que desta forma descobriu uma nova espécie endémica – o Paínho-de-Monteiro (Oceanodroma monteiroi), o qual nidifica exclusivamente nos Ilhéus da Graciosa.
                Classificado em 2008 como Reserva Natural, no âmbito do Parque Natural da Ilha Graciosa, ostentava já então o estatuto de Zona de Protecção Especial – Rede Natura 2000, e de Important Bird Area (IBA PT060 “Ilhéu da Praia”) pela BirdLife International/SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

                O Ilhéu da Praia é, assim, um excelente refúgio para as aves marinhas do Oceano Atlântico, pois reúne todo um conjunto de condições favoráveis à nidificação, sobretudo porque é isento de predadores, o que assegura às diferentes aves marinhas que o visitam os factores necessários para a conservação e preservação das suas populações.

Sem comentários:

Enviar um comentário